Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que o calor será muito extremo na próxima semana em várias áreas do Centro-Oeste do Brasil, em particular no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas perto e acima de 40ºC em grande número de municípios da região.


Uma cúpula (bolha) de calor instalada entre o Norte do Paraguai, a Bolívia e o Centro-Oeste vai resultar em temperaturas excepcionalmente altas em diversas localidades e muito acima do que é comum nesta época do ano, em particular no Mato Grosso do Sul.

Serão vários dias seguidos de temperatura por demais elevada na região com marcas rondando ou passando dos 40ºC. Áreas do Mato Grosso do Sul devem ter máximas até 10ºC ou mais acima do que é normal para esta época do ano.


Calor muito intenso no auge da estação seca é normal no Brasil Central, mas este evento de calor será muito intenso e prolongado, pouco mais cedo do que o habitual, o que vai fazer com que as anomalias de temperatura do mês de agosto sejam muito positivas em parte do Centro-Oeste. Algumas áreas, como o Mato Grosso do Sul, se encaminham para ter um dos meses de agosto mais quentes já observados.

Campo Grande, cuja máxima média de agosto está entre 29ºC e 30ºC, deve ter máximas hoje e amanhã de 32ºC a 33ºC, 35ºC no domingo, e 35ºC a 36ºC na segunda e na terça.  Em outras áreas do Mato Grosso do Sul, as máximas devem ser ainda mais altas e na região do Pantanal estarão ao redor ou acima de 40ºC.

Calor ainda mais intenso é projetado para o estado do Mato Grosso. A capital Cuiabá há dias registra máximas de 37ºC a 38ºC, mas o calor vai aumentar ainda mais nos próximos dias com máximas que devem passar dos 40ºC.

A previsão da MetSul Meteorologia é de marcas ao redor de 38ºC hoje, 39ºC no sábado, 40ºC no domingo, 41ºC na segunda, 40ºC na terça, e 41ºC a 42ºC na quarta e na quinta-feira da próxima semana, podendo permanecer ainda acima de 40ºC na sexta que vem.

O calor intenso vai se estender também a Goiás com as marcas mais extremas em cidades do Oeste do estado. Em Goiânia, a previsão para hoje é de máxima de 33ºC. Deve fazer 34ºC no sábado, 35ºC no domingo e na segunda-feira, e entre 35ºC e 36ºC na terça e na quarta-feira da próxima semana.

Anúncios