Os incêndios florestais seguem fora de controle no Oeste dos Estados Unidos. O quadro é mais crítico nos estados norte-americanos do Colorado e da Califórnia que passam por uma grande onda de calor. Na região de Los Angeles, as máximas do domingo ficaram perto de 50ºC e estabeleceram recordes históricos. O tempo muito seco e quente faz com que o fogo se alastre rapidamente e os incêndios sejam dificilmente controlados.

Os incêndios são tão de tamanha magnitude que o calor gerado pelo fogo e a fumaça formou nuvens do tipo Pirocumulo. Passageiros de aviões na Califórnia e no estado do Colorado registraram estas imensas nuvens que mais parecem colunas de erupções vulcânicas.


No Colorado, os incêndios deixaram o céu laranja e foi registrada precipitação de cinzas da queima de biomassa nas regiões de Denver e de Boulder. Passageiro de voo gravou o céu laranja ao sobrevoar o estado do Colorado. A temperatura em Denver que tem estado perto de 40ºC vai despencar e a região pode agora ter uma forte nevada em pleno verão.


Imagens de satélite desta segunda-feira mostravam grande parte do Oeste dos Estados Unidos com presença de fumaça. Na Califórnia, do Sul ao Norte do Estado havia fumaça na atmosfera, densa em muitos locais, trazendo péssimos índices de qualidade do ar.

A paisagem se transformou com a presença da fumaça. O parque nacional de Yosemite, a Leste de San Francisco, estava com o céu completamente alaranjado e o vale tomado por fumaça em paisagem marciana. O parque é um dos principais dos Estados Unidos e atrai milhões de turistas a cada ano para as montanhas de Sierra Nevada.

Bombeiros enfrentam grande dificuldade no enfrentamento das chamas. Milhares de homens estão sendo usados para combater as chamas em diferentes pontos, por terra e com a ajuda de helicópteros e aviões-tanque.

Grande parte do Oeste dos Estados Unidos enfrenta condições de seca neste momento e que, em alguns locais, perdura por anos. Com o tempo extremamente seco e o calor em níveis jamais vistos nesta época do ano, a situação para incêndios se tornou absolutamente crítica e incontrolável.