Anúncios

JIM WATSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Washington, a capital dos Estados Unidos, acabou de passar por um fim de semana de Natal que não se via há uma geração. As temperaturas da manhã caíram aos menores valores no período em décadas e recordes de temperaturas baixas foram registradas, com leituras de cerca de quase 15ºC abaixo da média.

Logo após uma mega frente do Ártico, a véspera e o dia de Natal se combinaram para parecer mais como deveriam em Minneapolis, uma das cidades mais frias dos Estados Unidos e situada no Norte do país. A mínima de -12,7ºC na manhã de sábado foi a mais baixa em Washington em dezembro em mais de três décadas, A última vez que houve um feriado de Natal tão congelado.


Foi o frio mais intenso em Washington em um começo de inverno desde que foram anotados 15ºC abaixo de zero no dia 22 de dezembro de 1989. Também foi o terceiro dia mais frio já registrado para a data.

Antes de sábado, a cidade não havia caído abaixo de 16ºF (-8,9ºC) desde 31 de janeiro de 2019, ostentando notáveis 1.421 dias em ou acima de 16ºF, o que – curiosamente – empatou com uma sequência de março de 2009 a janeiro de 2013.


As temperaturas máximas na cidade e seus arredores mal ultrapassaram 20ºF (-6,6ºC). A máxima de 22ºF (-5,5ºC) em Washington superou o recorde anterior de menor máxima de 23ºF (-5ºC) na véspera de Natal de 1989. Os recordes foram estabelecidos nos aeroportos de Baltimore e de Dulles.

Com o frio extremo, o espelho d´água do Lincoln Memorial, no Washington Mall, congelou e atrai pessoas que caminhavam sobre o gelo e até ousaram transformar o local em um rinque de patinação no gelo, embora a atividade de inverno não seja permitida no local.

JIM WATSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Mesmo assim muitas pessoas aproveitaram as baixas temperaturas para patinar no gelo no espelho d´água virado em gelo e postar a experiência nas redes sociais. O National Park Service, que administra o local, informou que os regulamentos do parque não permitem a patinação no gelo pelo risco de acidentes.

JIM WATSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Apesar de não ser permitido, muitos moradores de Washington pegaram seus patins e deslizaram entre os monumentos. Eles também patinaram em outros espelhos d’água na área, como do Capitólio. A cidade, contudo, tem locais oficiais para patinação como o Sculpture Garden Ice Rink.

Anúncios