O período de Carnaval em Porto Alegre terá nebulosidade variável com sol e nuvens, mas podem ocorrer períodos de nublado com nevoeiro localizado. Tempo mais aberto entre o domingo e quarta. Chance de instabilidade até existe no período e se ocorrer será breve e localizada. Os dias serão ventosos na Capital durante o feriadão, principalmente em horas da tarde e noite. Mínimas ao redor de 20ºC e máximas em torno de 30ºC na maioria dos dias do Carnaval em Porto Alegre, exceto o sábado que deve ter menor aquecimento. No interior do Rio Grande do Sul, em geral, o tempo seco vai predominar durante o feriadão com dias de sol e nuvens. Pode ter chuva isolada associada a alguns períodos de maior nebulosidade, sobretudo na Metade Norte e no Leste do Estado. O Leste gaúcho terá tempo ventoso em alguns momentos. O vento será favorecido por um pulso de ar frio que traz temperatura mais baixa no Sul gaúcho e na Campanha durante a madrugada neste fim de semana com marcas de até 15ºC ou menos em algumas cidades. No Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul é que haverá mais calor à tarde com máximas dia após dia acima dos 30ºC durante o feriadão de Carnaval, mas não se espera calor muito intenso.
Amanhecer desta sexta-feira de Carnaval foi bonito com sol e nuvens em Imbé – Bruna Ostermann/SBT-RS
Nebulosidade variável com períodos de sol e outros de predomínio de nuvens. Esta é a tendência para o litoral do Rio Grande do Sul. Há chance de chuva. No Litoral Norte, os momentos de nebulosidade tendem a ser mais freqüentes com possibilidade maior de passageira na área entre Capão e Torres com tempo mais aberto e chance de instabilidade menor ou mais ocasional entre Tramandaí e Quintão. Enfatiza-se que em todo o Litoral Norte serão registrados períodos de sol e aproveitáveis. Apenas que o sol deve aparecer mais nas áreas mais ao Sul da região (de Capão até Quintão). Grande parte do Carnaval será marcada por momentos de tempo ventoso, inclusive com chance de rajadas ao redor de 50 km/h. Já nas lagoas e na costa do Litoral Sul do Estado o tempo seco predominará com dias de sol e nuvens, mas não se pode afastar o registro de alguns períodos de maior nebulosidade com chance de chuva passageira pela circulação de umidade marítima que estará associada ao pulso de ar mais frio. O feriadão vai ser bem ventoso nas praias do Cassino e do Hermenegildo com rajadas, em média, de 40 a 60 km/h.
Florianópolis começou esta sexta-feira de Carnaval com tempo muito fechado – Luiz Camacho/Climaterra
Litoral catarinense. Entre os destinos dos gaúchos no Carnaval, a região que deve ter as piores condições do tempo no período. Destaca-se que o sol pode chegar a aparecer no feriadão na orla de Santa Catarina, mas não irá predominar e sim haverá bem mais nuvens e chuva muito mais freqüente na comparação com a faixa costeira do Rio Grande do Sul. Alguns dias terão predomínio da nebulosidade e serão cinzentos. Maior instabilidade esperada no Litoral Norte catarinense (ao Norte de Florianópolis e na região de Camboriú e Itajaí) que pode ter muita chuva ao longo do Carnaval com altos acumulados de precipitação e possibilidade até de transtornos na região como alagamentos ou mesmo alguns deslizamentos de encostas. Devido ao quadro de instabilidade, a umidade estará elevada e a temperatura terá pequena variação na costa catarinense com noites abafadas e dias que não chegam a ser muito quentes. Em contraste, o tempo no litoral do Uruguai deve estar predominantemente seco durante o Carnaval. O sol vai aparecer com alguns períodos de nuvens ou céu nublado em destinos como Punta del Diablo, La Paloma, Piriápolis, Punta del Este e na região da capital Montevidéu. Vento vai soprar moderado a forte durante quase todo o feriadão na faixa costeira uruguaia. Instabilidade, se ocorrer, só isolada. Temperatura estará amena e agradável com um pouco de calor à tarde, mas com sensação até de um pouco de frio à noite pelo vento persistente.