O sol apareceu em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta com calor na maior parte dos locais do estado. Uma massa de ar quente abrangente, que cobre uma extensa área da América do Sul, atua no estado e é responsável pelo calor que a MetSul já antecipou vai se prolongar por muitos dias.

A tarde de hoje foi de temperaturas acima a muito acima da média em grande número de municípios gaúchos. Mais uma vez o Oeste teve as maiores máximas que bateram na casa dos 37ºC na região de Quaraí e Uruguaiana. Na Grande Porto Alegre, a temperatura passou de 34ºC no Vale do Sinos.

Como era esperado e previsto, o calor estimulou a formação de nuvens carregadas em setores localizados durante a tarde com pancadas de chuva isoladas, em alguns pontos até mesmo de forte intensidade. O que se conhece por chuva de verão e é comum nesta época do ano.

A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência destas pancadas que, às vezes, ocorrem com elevados volumes em curto intervalo e temporal nesta época do ano.

Estas ocorrências isoladas se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.

A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam as pancadas localizadas e os temporais localizados, mas logo depois o tempo melhora e com sensação de abafamento, embora a queda da temperatura pela chuva.

Nesta quarta, por exemplo, áreas de instabilidade trouxeram chuva isolada exatamente na maioria dos locais que se previa: área da Lagoa dos Patos e entorno, Norte gaúcho, na Serra e pontos do Litoral Norte. Por volta das 16h, nuvens carregadas cobriram a área mais ao Sul de Porto Alegre, perto do setor Norte da Lagoa dos Patos.

No litoral, chuva forte localizada e passageira atingiu o município de Santo Antônio da Patrulha. O elevado volume de precipitação chegou a provocar alguns pontos de alamentos no município. Em Frederico Westphalen, um temporal trouxe chuva torrencial com alagamentos.

Uma enorme nuvem que se formou entre o Sul da Serra e o Norte do Vale do Sinos também gerou chuva forte localizada no fim da tarde de hoje.

As pancadas se repetem nesta quinta, mas em regiões diferentes. O sol aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia em parte do estado, especialmente na Metade Norte.

A massa de ar quente se instabiliza e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão, principalmente na Metade Norte e em pontos muito localizados do Leste gaúcho. Podem até ocorrer episódios isolados de chuva intensa de curta duração com risco de temporal, como se viu nesta quarta em Frederico Westphalen.

O calor prossegue, mais intenso no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. Em alguns locais do Oeste, as máximas durante a tarde devem ficar em torno der 38ºC, como na região de Quaraí e Uruguaiana.

A Grande Porto Alegre terá sol e nuvens com chance de chuva isolada à tarde especialmente em locais mais ao Norte da área metropolitana com máximas de 31ºC a 33ºC na maioria das cidades da região.