A bolha de ar quente permanece sobre o Centro da América do Sul, agora atuando mais sobre o Norte e o Nordeste da Argentina, o Paraguai e o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina. Na Argentina, as temperaturas máximas na terça chegaram a 42,5ºC em Las Lomitas, 41,1ºC em Formosa e 40,5ºC em Posadas. O Paraguai anotou mais de 40ºC na grande maioria de suas estações com 42,8ºC em Pozo Colorado. No Oeste catarinense, a máxima foi a 40,7ºC em Caibi. No Noroeste gaúcho, estação particular acusou 43,2ºC em Santa Rosa e várias outras na região e nas Missões tiveram mais de 40ºC.
A massa de ar extremamente quente a partir de hoje volta a ganhar força e se expandir. Regiões que experimentaram uma breve trégua do calor extremo como o Centro, o Sul, o Oeste e o Leste do Estado voltarão a ter temperatura muito alta nesta quarta-feira à medida que o ar quente sobre o Estado se intensifica. No Noroeste e no Norte gaúcho, onde o calor não cedeu em nenhum momento com máximas incomuns hoje e sem precedentes em décadas nas Missões, esta quarta será outro dia tórrido. Será o oitavo dia seguido com máxima acima de 40ºC no Rio Grande do Sul.
Na região de Uruguaiana, onde os termômetros ontem marcaram 33ºC, as máximas novamente ficam perto ou ao redor de 30ºC. Aquece bastante também no Sul gaúcho com marcas acima de 35ºC em alguns pontos à tarde. No Centro do Estado, a tarde deve ter 37ºC a 38ºC. Nos vales e na Grande Porto Alegre, máximas tão altas quanto 36ºC a 38ºC, não se descartando registros ao redor de 40ºC em algumas cidades. No Noroeste do Estado, a tarde deve ter 41ºC a 44ºC em diferentes municípios. No Planalto, tarde com 34ºC a 36ºC. E na Serra, algumas estações devem marcas 33ºC a 34ºC.
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul ao longo desta quarta e algumas áreas registram períodos de maior nebulosidade, como o Extremo Sul, onde na área do Chuí pode ter chuva em diferentes momentos do dia. Pancadas de chuva, com alto risco de vendavais, atingem pontos isolados de diferentes regiões da tarde para a noite devido ao forte aquecimento. É chuva de verão, irregular, isolada e mal distribuída, mas que em algumas poucas áreas pode despejar volumes altos em curtos períodos.
A intensificação da massa de ar quente a partir de hoje precede um aumento ainda maior das temperaturas na maioria das regiões do Rio Grande do Sul no final desta semana e durante o próximo fim de semana. Marcas históricas e recordes que foram quebrados nos últimos dias podem ser superados tal a intensidade do calor que se espera em grande parte do território gaúcho. Máximas ao redor ou acima de 40ºC devem ser esperadas na maioria das cidades do estado gaúcho no fim de semana, o que deve gerar áreas de instabilidade com temporais fortes a severos localizados com alta probabilidade de danos.