Pôr do sul hoje em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, depois de uma tarde quente com temperatura alta para o mês de julho na região. Frente fria muda o tempo na fronteira nesta quinta e temperatura vai despencar com chuva e vento gelado. | FABIAN RIBEIRO

O Rio Grande do Sul teve mais um dia de calor nesta terça-feira com máximas perto ou acima de 30ºC em diversos municípios. O Sul do Brasil, o Paraguai, o Centro da Argentina e o Uruguai se encontram sob o domínio de uma massa de ar quente de origem tropical, o que favorece o calor nos estados do Sul do Brasil e instabilidade na região do Prata com chuva e tempestades isoladas nas províncias centrais argentinas e parte do Uruguai.

Estações oficiais no Rio Grande do Sul registraram nesta terça-feira máximas de 29,7ºC em São Borja, 29,6ºC em São Luiz Gonzaga, 29,4ºC em Quaraí e 28,1ºC em Uruguaiana. Já automáticas particulares chegaram a 31ºC em Porto Xavier, 30,7ºC em Santa Rosa e 30,0ºC em Porto Vera Cruz. No Norte da Argentina, a temperatura atingiu 36,2ºC na cidade de Las Lomitas. A máxima no Paraguai foi a 37,0ºC em Mariscal Estigarribia.

A terça-feira começou com neblina em Porto Alegre, região metropolitana e muitos outros pontos do Centro do Rio Grande do Sul e do Leste do Sul do Brasil. No Aeroporto Salgado Filho, da capital gaúcha, a visibilidade horizontal do aeródromo desceu a 2.000 metros e os boletins meteorológicos METAR chegaram a reportar chuvisco em alguns horários. A base aérea de Canoas também reportou neblina hoje cedo. No interior, a base aérea de Santa Maria informou nevoeiro com apenas 300 metros de visibilidade. No final da manhã e no começo da tarde, a nebulosidade baixa e os nevoeiros se dissiparam, dando lugar ao sol.


E terá mais nevoeiro e o calor ainda não se despede do Rio Grande do Sul nesta quarta. O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quarta, mas parte do Estado tem períodos de maior nebulosidade. Nebulosidade ingressa a partir do Oeste gaúcho e avança para as demais regiões ao longo do dia, assim não se espera uma repetição do céu claro que predominou nesta terça em muitas cidades do interior.

O que se repete nesta quarta é a formação de nuvens baixas, nevoeiro e neblina em diversos pontos do Centro e do Leste do Estado entre a madrugada e de manhã, incluindo a região da Grande Porto Alegre, mas depois o sol aparece com nuvens. Dia começa frio na Serra com geada isolada nos Aparados, na região de São José dos Ausentes. A tarde é agradável na maioria das cidades, mas no Oeste e no Noroeste faz calor com máximas perto ou de até 30ºC.

Na quinta-feira, o tempo muda no Rio Grande do Sul. O dia começa com tempo firme na maior parte do Estado e o sol aparece com nuvens e vento Norte, moderado com ocasionais rajadas em algumas cidades. No final da manhã e à tarde, uma frente fria começa a avançar com chuva e temporais a partir do Oeste e do Sul. Na segunda metade do dia, o sistema se desloca pelas demais regiões e até o final do dia a frente traz chuva para quase todo o Estado, além de queda de temperatura. Antes da chegada da frente, várias cidades da Metade Norte ainda terão calor no final da manhã e em parte da tarde.