Pôr do sol desta terça-feira na cidade de Porto Alegre que teve uma tarde de muito calor com máximas acima de 33ºC. Previsão do tempo para amanhã indica outra tarde muito quente para esta época do ano na capital gaúcha. | ROSINARA FERREIRA

O calendário mostra 11 de abril, mas esta terça-feira mais pareceu um dia de fim de dezembro, janeiro ou fevereiro no Rio Grande do Sul pelo excessivo calor para esta época do ano que se registrou durante a tarde com máximas que passaram dos 35ºC em alguns municípios.

O calor de verão já era antecipado pela MetSul Meteorologia e decorre de uma massa de ar seco e quente que cobre o Rio Grande do Sul neste momento, proporcionando marcas muito acima da média desta época do ano em diversas regiões.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas desta terça-feira no estado foram de 34,2ºC em Campo Bom, 33,8ºC em Teutônia, 33,7ºC em Santa Maria, 33,6ºC em Rio Pardo, e 33,2ºC em Camaquã em São Luiz Gonzaga.


Já estações automáticas particulares acusaram máximas mais altas com 35,9ºC em Venâncio Aires, 34,9ºC em Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, 34,5ºC em Teutônia, 34,4ºC em Passo do Sobrado, 34,2ºC em Porto Xavier, 34,0ºC em Feliz, 33,8ºC em Taquara, 33,6ºC em Três Coroas e Lajeado, 33,3ºC em Minas do Leão, Caçapava do Sul, Itaqui, Cachoeira do Sul e São Borja, e 33,2ºC em Westfália.

Além dos 34,2ºC em Campo Bom, a Grande Porto Alegre anotou máximas de 34,3ºC em Parobé, 33,7ºC em Canoas (Fátima), 33,5ºC em Gravataí, 33,4ºC em Nova Santa Rita e 33,3ºC em São Leopoldo.

O calor se fez sentir com força também em Porto Alegre. Na capital, as estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia anotaram máximas de 33,2ºC em Belém Novo (zona Sul) e 32,8ºC no Jardim Botânico (zona Leste). A máxima média histórica de abril na capital é de 26,4ºC, assim a máxima oficial de hoje no Jardim Botânico (estação de referência) ficou 6,4ºC acima da média climatológica de abril.


Projeção de temperatura para 15h de quarta do modelo alemão Icon | METSUL

E o calor, prossegue? A previsão do tempo da MetSul Meteorologia para amanhã indica que a temperatura se eleva menos no Sul e parte do Oeste pela instabilidade nesta quarta-feira, mas no restante do território gaúcho será outro dia com forte calor à tarde e marcas típicas do auge do verão.

Novamente, as máximas devem ficar ao redor ou acima de 35ºC nos vales e parte da Grande Porto Alegre. Pontos da Serra devem ter mais de 30ºC, como já ocorreu hoje em alguns locais. O Noroeste e o Norte do estado também devem ter calor com máximas de 32ºC a 34ºC na maior parte das cidades das Missões e do Noroeste e ao redor de 30ºC na região de Passo Fundo.