Anúncios

Temporais causaram estragos em diversos municípios dos Vales, Serra e da Grande Porto Alegre no final da tarde e no começo da noite de ontem. Houve destelhamentos, colapso de estruturas e queda de árvores em municípios como Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, Novo Hamburgo, Capela de Santana, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Campo Bom, Portão e Taquara.

A RS-240 chegou a ficar bloqueada pela queda de uma grande árvore sobre a rodovia em Capela de Santana. Nos municípios mais atingidos, a Defesa Civil distribuiu lonas para os moradores que tiveram suas casas destelhadas pelo vendaval do fim da tarde que se seguiu a horas de extremo calor em que a temperatura passou dos 40ºC com registros de mais de 42ºC em alguns municípios dos vales, como em Lajeado.

O temporal em Portão deixou uma pessoa ferida. Um homem de 45 anos teve perfuração do abdômen ao ser atingido por telhas e madeira de um estacionamento que foi destelhado com a força do vendaval. A tempestade deixou grande número de gaúchos sem luz com mais de 270 mil clientes, o equivalente a quase um milhão de pessoas, com interrupção de energia nas áreas atingidas.

Porto Alegre também sentiu os efeitos do temporal que desabou sobre a cidade depois de uma tarde de calor histórico em que a temperatura chegou a 40,3ºC no Jardim Botânico, a quarta maior máxima na capital gaúcha em 112 anos de observações. Rajadas de vento de até 70 km/h registradas no aeroporto acompanharam a chuva que foi torrencial em vários bairros. Houve queda de algumas árvores. A área central da cidade chegou a registrar 25 mm.

A chuva em outros pontos da região metropolitana de Porto Alegre foi mais volumosa. Em Canoas, por exemplo, alguns bairros chegaram a ter 49 mm. Viamão registrou até 33 mm. No geral, os volumes na maior parte dos municípios da região ficaram entre 20 mm e 30 mm com as áreas de instabilidade do fim da tarde e do começo da noite.

Temporais também atingiram pontos da Serra Gaúcha. Em Gramado, o vento foi muito forte em alguns bairros na direção de Nova Petrópolis com queda de árvores. Um temporal isolado causou estragos também na zona rural de Farroupilha com queda de árvores e estruturas em Buratti, no 3º distrito.

Novos episódios de temporais com eventos localizados de chuva com volumes excepcionalmente altos em curto período e vendavais vão ocorrer ao longo de toda esta semana nos três estados do Sul do Brasil com a manutenção da massa de ar muito quente que manterá a temperatura extremamente alta em diversas áreas.

São episódios isolados de chuva e de temporais, mais da tarde para a noite, gerados pela massa de ar muito quente e a maior disponibilidade de umidade na atmosfera. Ar quente e umidade são combustíveis para temporais.

Quando o primeiro dos ingredientes, no caso o calor, ocorre em excesso, o risco de tempo severo aumenta muito. E não apenas isso. Não apenas cresce a possibilidade de temporais com chuva extrema em curto período ou vendavais como aumenta o risco de as tempestades serem muito fortes.

Como são episódios muitas vezes extremamente isolados, atingindo poucos bairros, não é possível antecipar muitas horas ou dias antes onde exatamente estes eventos ocorrerão, sendo possível apenas pontuar o risco e indicar quais regiões (área mais ampla) têm possibilidade destes eventos localizados.