O primeiro fim de semana de setembro na cidade de São Paulo será marcado pelo sol e o calor, antecipa a MetSul Meteorologia. Massa de ar seco e quente passa a atuar na região da capital paulista e favorece uma maior elevação da temperatura, que vai estar acima da média desta época do ano.
Com sol, a temperatura máxima nesta sexta-feira na estação do Mirante de Santana, na zona Norte, atingiu 28,6ºC. Já na estação do Instituto Nacional de Meteorologia da zona Sul, em SESC-Interlagos, a temperatura na tarde de hoje não passou de 23,8ºC.
O sol aparece acompanhado de muitas nuvens altas neste sábado na cidade de São Paulo e o ar quente se reforça. Com isso, a temperatura sobe mais em relação a esta sexta-feira. A mínima deve ficar ao redor de 14ºC ou 15ºC enquanto a máxima à tarde pode atingir 30ºC a 31ºC.
No domingo, que vai ser de sol e nuvens, a massa de ar segue fortalecendo. A manhã será de temperatura agradável na capital paulista após uma mínima já alta, em torno de 18ºC, e a tarde será de calor com máximas de 31ºC a 32ºC.
A segunda-feira terá calor mais intenso. O dia de sol e nuvens altas será muito quente em São Paulo. A madrugada já terá temperatura alta com mínimas de 18ºC a 20ºC ao passo que a tarde de forte a intenso calor terá máximas de 32ºC a 34ºC na maioria dos bairros.
Apesar do forte calor, não há expectativa de quebra de recorde histórico. O recorde de máxima para o mês de setembro é de 37,1ºC, alcançado em 30 de setembro de 2020. Setembro, aliás, historicamente, costuma registrar alguns dias muito quentes na capital paulista com máximas que sequer são alcançadas no verão, quando o tempo mais úmido e instável desfavorece extremos de calor.
A MetSul Meteorologia antecipa ainda que o tempo seco e quente será acompanhado de vento por vezes moderado de Noroeste, que traz o ar quente, neste fim de semana e na segunda-feira. As rajadas devem ficar ao redor de 40 km/h a 50 km/h, em média.