Anúncios

A temperatura passou dos 30ºC em muitas áreas do estado de São Paulo nesta quinta-feira e a tendência é de o calor aumentar ainda mais nesta sexta com o ingresso de ar mais quente no território paulista com o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Nesta quinta-feira, grande número de municípios paulistas anotou uma tarde de calor que as máximas ultrapassaram a marca de 30ºC. Casos de Valparaíso com 33,1ºC, Barretos com 32,6ºC, Rancharia com 32,4ºC e Dracena com 32,3ºC.

Na capital paulista, a temperatura se aproximou dos 30ºC. Os termômetros indicaram 28,9ºC nas duas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade, a do Mirante de Santana (zona Norte) e a de SESC-Interlagos (zona Sul).

O calor ganha força nesta sexta-feira em todo o estado de São Paulo, alerta a MetSul. Grande parte dos municípios paulistas terão uma tarde de muito calor sob uma condição pré-frontal, ou seja, que precede uma frente fria.

A região mais quente do estado deve ser o Noroeste, o Norte e Oeste de São Paulo em áreas perto do Mato Grosso do Sul e do Triângulo Mineiro, onde as máximas da tarde devem ficar entre 33ºC e 35ºC na maioria das cidades com registros isolados acima de 35ºC que podem atingir até 36ºC ou 37ºC.

O calor se intensifica também na Grande São Paulo, onde em diferentes pontos pelo efeito da ilha de calor urbano a temperatura deve passar dos 30ºC. Na cidade de São Paulo, as marcas à tarde devem ficar ao redor de 30ºC.

Aquece muito também na costa com um dia quente tanto no Litoral Sul, como na Baixada Santista e no Litoral Norte. Haverá locais com máximas de 32ºC a 34ºC durante a tarde na costa em dia de verão em pleno inverno.

O calor diminui no sábado na maior parte de São Paulo com queda maior da temperatura no Sudoeste e no Sul do estado, perto do Paraná. Segue muito quente em pontos do Norte e do Nordeste paulista, nas proximidades do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas. O Litoral Norte ainda tem dia quente enquanto refresca no Sul.