Calor fora de época no Sul do Brasil estimula uma onda de tempestades com chuva forte a intensa e temporais no Centro da Argentina, condição que vai persistir entre esta quinta e o sábado.

Buenos Aires terá chuva e tormentas com frente quente | LUIS ROBAYO/AFP/METSUL
Neste momento, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, que surge na Bolívia e avança de Norte para Sul pelo Norte e o Nordeste argentino, transporta ar quente que eleva a temperatura no Sul do Brasil e forma instabilidade na porção centra da Argentina.
Ontem, no Rio Grande do Sul, na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas da quarta-feira foram de 29,5ºC em São Borja; 29,0ºC em São Luiz Gonzaga; 28,8ºC em Santa Maria; 28,5ºC em Porto Alegre; e 28,2ºC em São Vicente do Sul.
Já na rede de estações particulares as máximas de ontem foram de 31,6ºC em Porto Xavier; 31,2ºC em São Paulo das Missões; 30,4ºC em Santa Rosa; 30,2ºC em Colinas; 30,1ºC em Restinga Seca; e 30,1ºC em Bom Princípio.
O avanço do ar quente, associado à corrente de jato em baixos níveis, organiza a partir de hoje uma frente quente no Centro argentino que trará uma sequência de dias com chuva e temporais.
O período entre hoje e sábado será caracterizado por forte a intensa instabilidade nas províncias do Centro da Argentina com expectativa de chuva e temporais em diferentes pontos.
Os acumulados de precipitação devem ser altos em vários locais das províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Entre Rios com os maiores volumes esperados em Buenos Aires, onde algumas localidades podem anotar de 100 mm a 150 mm ou mais isoladamente.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para hoje, amanhã e sábado no Centro da Argentina, conforme os dados da mais recente saída do modelo meteorológico alemão Icon, que pode ser consultado em nossa seção de mapas (clique aqui para ter acesso).

METSUL
O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu alertas de cor amarela por tempestades com possibilidade de granizo, rajadas de vento e chuva intensa em curto período para província de Buenos Aires para hoje, amanhã e o sábado.
No Sul do Brasil, a temperatura segue acima do normal para esta época do ano devido à influência do ar quente que trará novamente máximas ao redor dos 30ºC em parte do Rio Grande do Sul na tarde desta quinta.
No sábado, a instabilidade do Prata já pode atuar no final do dia em setores da fronteira Sudoeste do estado, mas será no domingo que a chuva pode atingir várias regiões do Rio Grande do Sul, notadamente das Metades Oeste e Sul.
Será, contudo, na terça-feira da semana que vem que uma frente fria deve trazer chuva com volumes mais altos e em maior número de localidades no Sul do Brasil, precedendo o ingresso de uma massa de ar frio que ingressa no começo da semana em Buenos Aires.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.