Anúncios

Fim de novembro e começo de dezembro com calor intenso em diversas cidades gaúchas | FERNANDO OLIVEIRA

O período da virada do mês será marcado por temperatura muito alta em diversas áreas do Rio Grande do Sul com tardes tórridas em parte do interior, à medida que uma massa de ar quente toma conta do estado, elevando acentuadamente a temperatura. O calor será mais intenso na sexta-feira, adverte a MetSul Meteorologia.

A temperatura já começou a subir no estado e esta quarta-feira já registrou forte calor em parte do interior gaúcho, mas as marcas mais elevadas são esperadas nesta quinta, na sexta e em parte do sábado, antes da mudança do tempo com chuva e temporais no final da semana.


As máximas anotadas na tarde de hoje chegaram a 35ºC em Porto Xavier e Porto Vera Cruz; 34,8ºC em Roque Gonzalez; 33,9ºC em Santa Rosa; 33,5ºC em São Luiz Gonzaga; 33,4ºC em Vera Cruz; 32,4ºC em São Borja 31,2ºC em Lajeado; e 30,8ºC em Campo Bom.

Máximas ainda mais altas são previstas para esta quinta com temperaturas durante a tarde de 33ºC a 35ºC em diversos pontos do Centro para o Oeste, Noroeste e o Norte do estado. As máximas devem superar os 35ºC em alguns municípios.


O pior do calor, porém, é previsto para a tarde de sexta com tendência de máximas de até 35ºC em grande número de localidades, mas que em vários pontos do Centro para o Oeste e Noroeste gaúcho podem atingir valores tão altos quanto 38ºC a 40ºC em começo de dezembro tórrido.

Projeção de máximas do modelo Icon para a tarde de quinta | METSUL

Projeção de máximas do modelo Icon para a tarde de sexta | METSUL

No sábado, chuva vai atingir no decorrer do dia grande parte do estado e desde cedo o Sul e o Oeste. Na Metade Norte, incluindo a Grande Porto Alegre, a chuva será precedida ainda por horas de sol, nuvens e calor, o que vai permitir que as máximas atinjam 32ºC a 35ºC.

Porto Alegre terá calor nesta segunda metade da semana, com máximas de 32ºC a 34ºC no bairros mais quentes da cidade, mas vai escapar do pior do calor que é esperado para a Metade Oeste gaúcha, onde são esperados extremos ao redor de 40ºC na tarde de amanhã.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios