Anúncios

Sol e calor predominam nos próximos dias com máximas elevadas | DANIEL FLECK

O calor mais intenso começa a retornar ao Rio Grande do Sul e a temperatura deve se elevar ainda mais com marcas que podem ficar ao redor ou bater na casa dos 40ºC nesta semana, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia.

Conforme dados de estações oficiais, as máximas desta segunda-feira na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 36,7ºC em Quaraí, 36,3ºC em Uruguaiana e São Borja, 35,8ºC em São Luiz Gonzaga e 34,8ºC em Alegrete e em Santiago. Na Grande Porto Alegre, a máxima em Campo Bom chegou a 33,7ºC.

A umidade relativa do ar muito baixa contribuiu para o forte aquecimento. A umidade mínima na tarde desta segunda-feira atingiu valores de 11% em Quaraí, 13% em Uruguaiana, 18% em Alegrete e São Borja, e 19% em São Luiz Gonzaga.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez nesta terça-feira, embora com a presença de nuvens esparsas. Uma massa de ar seco e quente está sobre o território gaúcho e inibe a ocorrência de chuva. Qualquer instabilidade será extremamente isolada e em pouquíssimos locais.


O dia começa com marcas amenas e agradáveis, mas aquece muito rapidamente durante a manhã, o que vai levar a uma tarde de calor no estado. As máximas serão mais altas no Oeste gaúcho, onde o calor será intenso, com marcas de 37ºC a 39ºC em alguns municípios. Porto Alegre deve atingir 33ºC a 34ºC enquanto na região metropolitana pode fazer 34ºC a 35ºC na tarde desta terça.

A previsão da MetSul é de o calor aumentar ainda mais no Oeste. Se os termômetros nesta terça na região devem bater entre 37ºC e 39ºC, na quarta o aquecimento será ainda maior com máximas de 39ºC a 41ºC. Nuvens e instabilidade isolada podem frustrar maior aquecimento no Oeste na quinta, embora siga muito quente, mas na sexta e no sábado as máximas tornariam a ficar entre 38ºC e 40ºC.

Em Porto Alegre, no restante da semana, o calor não deve ter uma escalada. As máximas até vão subir, mas não muito em relação a hoje. Previsão de marcas de 34ºC a 35ºC até sexta-feira, mas no sábado deve aquecer muito com máximas que podem atingir até 38ºC ou mais na capital com registros ao redor dos 40ºC na área metropolitana.

Anúncios