Anúncios

REDES SOCIAIS

Calor extremo e vento Zonda muito intenso fizeram um incêndio crescer muito rapidamente na província argentina de San Luís, na região do Cuyo, no Oeste do país. Outras províncias da Argentina, como Córdoba, também sofrem com o fogo e vários incêndios em meio ao calor e ao vento intenso.

Com vários focos de incêndios ativos no interior do país, o fogo avançou sobre a Serra de San Luís, do Parque da cidade de Potrero de los Funes até o bairro Cerros Colorados da cidade de Joana Kosley.

O vento Zonda forte a intenso registado nas últimas horas tornou tudo pior, já que provocou o crescimento das chamas e o seu avanço enquanto vários bombeiros se dedicavam a apagar o incêndio e proteger as casas e os seus habitantes.

Conforme os bombeiros, doze adultos e três crianças foram evacuados pelo avanço das chamas. Um novo incêndio foi registrado perto de Potrero de los Funes e várias casas foram perdidas, informou a corporação.

“É o mesmo incêndio que começou em Potrero, o vento mudou de direção e agora se dirige ao bairro Cerros Colorados e ao Parque de la Quebrada”, disse o chefe dos bombeiros locais em entrevista para a agência de notícias Telam.

Apesar do trabalho árduo das equipes, algumas casas foram atingidas pelo fogo: “Foram pelo menos seis casas destruídas em El Trapiche”, informou o repórter da rede Todo Notícias que acompanha o incêndio no local do desastre.

Na maioria das vezes, para conter os incêndios, há intervenção de aviões hidrantes usados para apagar as chamas, mas agora as condições meteorológicas e a baixa visibilidade provocada pela fumaça impedem o uso das aeronaves.

Calor extremo

Uma bolha de ar extremamente quente está sobre o Norte da Argentina e o Paraguai e tende a se intensificar nesta terça. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis, que se origina na Bolívia, traz o ar muito quente para o Centro da Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil, o que vai resultar em vento Norte forte no estado gaúcho nesta terça.

Esta bolhar de ar quente foi responsável na segunda-feira por elevar a temperatura a 38,5ºC em Catamarca, na Argentina. Outras estações do Serviço Meteorológico Nacional indicaram marcas de 35,0ºC em Santiago del Estero, 34,8ºC em Oran e Rivadavia, 34,6ºC em Termas de Rio Hondo e 34,2ºC em Tartagal.

Vento Zonda

O vento Zonda soproui muito forte na segunda-feira em províncias do Oeste da Argentina e chegou até Córdoba. Rajadas de vento de até 150 km/h foram registradas na região serrana de Córdoba. As aulas foram suspensas em San Juan devido ao vento muito intenso.

O Zonda é um vento típico do Oeste argentino e se caracteriza por ser persistente e com intensas rajadas. É muito quente e extremamente seco, não raro reduzindo a umidade relativa do ar a valores até abaixo de 5% a 10%. O Zonda descende das montanhas dos Andes e sua direção predominante é de Oeste.

Ocorre, em regra, quando há instabilidade no outro lado da Cordilheira dos Andes, no lado chileno da cadeia montanhosa. Rajadas acima de 100 km/h podem se dar e costumam ocorrer transtornos como falta de luz e destelhamentos, queda de árvores, além de alto risco de incêndios.

A temperatura se eleva acentuadamente, especialmente na região de Mendoza. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, o Zonda se produz quando o ar úmido do Oceano Pacífico ascende pela Cordilheira do Andes, deixa a sua umidade no lado chileno e descende no lado argentino com ar muito seco que esquenta rapidamente à medida que descende no setor argentino da cadeia montanhosa.