Anúncios

Calor extraordinário e muito fora da curva histórica atinge a cidade de São Paulo e pode atingir marcas jamais observadas na capital paulista desde o começo das medições meteorológicas regulares | SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A cidade de São Paulo estará entre milhares de municípios do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil que nesta semana vão enfrentar marcas extremas de calor e, em muitos locais, com valores recordes tanto para novembro como para toda a série histórica. Assim como a MetSul Meteorologia tem destacado, este episódio de calor é extraordinário, singular e histórico.

Grande parte desta semana na cidade de São Paulo será marcada por temperaturas muitíssimo acima dos padrões históricos da capital paulista com marcas registradas em estações meteorológicas até 10ºC a 12ºC acima da climatologia histórica do mês de novembro.

Embora possua várias estações meteorológicas, uma estação na cidade de São Paulo é a usada como referência na climatologia histórica. Trata-se da estação mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona Norte. Ela é usada para se ter a máxima oficial da capital paulista e fazer comparações com o passado, tendo dados regulares e contínuos desde 1943.

Esta estação registrou ontem (12) uma temperatura máxima de 37,1ºC. Só este dado já é histórico porque se trata da maior máxima já observada no mês de novembro na cidade de São Paulo, superando o recorde de máxima mensal prévio de 36,1ºC, em 4 de novembro de 2019.

Mas o calor vai seguir fazendo história na capital paulista. Máximas ainda mais altas que as de ontem são esperadas nesta segunda-feira e nos próximos dias na cidade de São Paulo, o que ameaçará o mais importante dos recordes de calor que é o de temperatura máxima absoluta, de toda a série histórica e para qualquer mês do ano.

Ou seja, a semana que começa já reescreve a climatologia histórica da maior cidade do Brasil e pode ter o impressionante dado de trazer o dia mais quente já observado em São Paulo desde o começo das medições meteorológicas.

E qual o recorde de calor em São Paulo? Oficialmente, a maior temperatura observada até hoje na cidade de São Paulo foi de 37,8ºC, registrada no Mirante de Santana durante uma intensa onda de calor na América do Sul em 17 de outubro de 2014.

Uma vez que o prognóstico da MetSul indica para esta semana várias tardes em que a temperatura máxima em São Paulo pode ficar entre 37ºC e 39ºC, é muito possível que o recorde de 2014 caia e a capital paulista anote o dia mais quente já observado em seus domínios.

Com base nas normais históricas, é possível ver como o calor que atinge São Paulo é fora da curva. Na cidade de São Paulo, considerando os dados da estação de Mirante de Santana e a série histórica 1991-2020, a temperatura mínima média de novembro é de 17,3ºC ao passo que a média máxima mensal é de 26,9ºC.

A máxima de ontem ficou 10ºC acima da média máxima histórica da capital paulista e nesta semana podem ser observados desvios positivos nas máximas de até 11ºC ou 12ºC em pleno novembro, mês que normalmente é menos propenso a extremos de calor pelo aumento da chuva que costuma ocorrer a partir desta época do ano, mas 2023 é um ano tudo menos normal no clima.