Anúncios

Uma massa de ar muito quente cobre a parte central da América do Sul neste início de semana com marcas perto de 40ºC no Sul do Brasil e superiores no Nordeste da Argentina e no Paraguai. O ingresso do ar tropical forma uma frente quente que trará chuva forte e tempestades que isoladamente podem ser fortes a severas no Uruguai e ainda no Sul e no Leste gaúcho nesta segunda-feira de feriado no Rio Grande do Sul.


A temperatura neste domingo se aproximou dos 40ºC nos três estados do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, estações automáticas particulares indicaram máximas de 37,8ºC em Porto Xavier e 36,6ºC em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho. Em Santa Catarina, a Epagri-Ciram mediu 37,7ºC em Caibi, no Oeste do estado. No Paraná, estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Marechal Cândido Rondon mediu 38,9ºC na tarde deste domingo. Quase todo o Oeste paranaense superou os 35ºC hoje.

No Paraguai, a temperatura máxima deste domingo foi a mais alta deste inverno no país e possivelmente a mais elevada de todo o Hemisfério Sul no inverno de 2021 com registro de 43,6ºC em Pozo Hondo. Na capital Assunção, a temperatura máxima chegou a 39ºC no aeroporto internacional.

Nesta segunda-feira, o calor será parecido com o de hoje ou até mais intenso em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, especialmente no Norte e Noroeste gaúcho, e no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Os termômetros devem marcar entre 36ºC e 38ºC no Noroeste gaúcho e no Oeste de Santa Catarina e de 37ºC a 39ºC no Oeste do Paraná. Mesmo cidades de maior altitude do Norte gaúcho devem ter calor. Pode fazer até 33ºC na região de Passo Fundo e 29ºC ou 30ºC em algumas cidades da Serra.

Calor favorece temporais

O calor é energia para a geração de nuvens carregadas de temporal de chuva forte, vento, raios e granizo com disponibilidade de maior umidade na atmosfera. Foi o que causou temporais da tarde para a noite deste domingo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, inclusive com tempestade de vento e granizo na cidade de Porto Alegre.

O risco de tempo severo será ainda mais alto no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com uma frente quente atuando no Estado. No decorrer da segunda-feira, o sol aparece com nuvens e faz muito calor na Metade Norte do Rio Grande do Sul, mas na fronteira com o Uruguai, no Sul gaúcho e parte do Leste do Estado haverá mais nuvens com chuva, raios e granizo isolado.


O ar por demais quente garantirá energia para a formação de nuvens de tempestades com elevada probabilidade de granizo, que pode ter tamanho médio a grande em alguns pontos, e ainda uma grande quantidade de raios. Áreas de chuva muito intensa devem migrar do Uruguai para o Sul gaúcho na madrugada e de manhã e cidades como Jaguarão, Arroio Grande, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande e municípios próximos têm alto risco de chuva intensa e volumosa com possibilidade de temporais. Os acumulados hoje em alguns pontos devem ficar perto ou passar dos 100 mm.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


Como frentes quentes se recurvam, a instabilidade do Sul deve progredir no decorrer do dia para áreas mais ao Norte do Leste gaúcho como a região de Porto Alegre e da Serra, talvez atingindo isoladamente alguns locais do Centro gaúcho.

Anúncios