O Rio Grande do Sul teve uma terça-feira escaldante com máxima de 38ºC no aeroporto de Pelotas. Termômetros indicaram ainda 36,9ºC em Santa Vitória do Palmar e Santa Rosa, 36,4ºC em Jaguarão, 36,3ºC em São Gabriel, 36,1ºC em Teutônia, 35,8ºC em São Sepé e Livramento, 35,7ºC em Alegrete, 35,6ºC em Uruguaiana, 35,4ºC em Parobé e Campo Bom, 35,3ºC em Novo Hamburgo, Canoas e Quaraí, e 35,0ºC em São Leopoldo.
O calor foi acompanhado de ar extremamente seco com valor de umidade relativa do ar à tarde quase em níveis de deserto. Campo Bom, na Grande Porto Alegre, teve 12% só de umidade. Porto Alegre registrou 15% tanto no Jardim Botânico como no Aeroporto. No interior, a umidade caiu a 14% em Canguçu, 15% em Rio Pardo, Soledade, Ibirubá e Teutônia, 17% em São Gabriel, 18% em Tupanciretã, Camaquã, Serafina Correa e em Camaquã, e a 19% em Dom Pedrito, Cruz Alta, Santa Maria e Caçapava do Sul.
Mesmo com ar muito seco no Estado, áreas de instabilidade se formaram no Oeste com granizo isolado em Maçambará.
TEMPO | Tempestade de granizo na tarde de hoje em Maçambará, no Oeste gaúcho. Vídeo da Rádio Itapevi FM. A meteorologista @Estaelsias alerta que o calor pode trazer mais temporais. Veja: ▶️ https://t.co/YTGFr9p5cT pic.twitter.com/YjOdVCoYs6
— MetSul.com (@metsul) December 10, 2019
Hoje será mais um dia de tempo muito quente, com máximas ainda mais altas que ontem em Porto Alegre e várias cidades do interior, de novo com umidade muito baixa, o que trará risco alto de incêndios principalmente no Oeste, no Centro e no Sul do Estado.