Rosinara Ferreira

A temperatura na tarde de ontem chegou a 35,1ºC no Vale do Sinos. Em Teutônia, Vale do Taquari, a máxima foi de 35,0ºC. Em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, o calor foi de 34,8ºC durante a tarde. O calor provocou chuva de verão muito isolada na Metade Norte gaúcha.

Uma massa de ar muito quente cobre a parte central da América do Sul. O mapa mostra temperatura muito acima da média prevista para hoje na região.

alertas de onda de calor em Buenos Aires, onde os termômetros podem ir a 37ºC nesta terça-feira com recomendações à população para que se evite atividade física durante o dia e para que se hidrate.

Aqui no Rio Grande do Sul, o cenário não será diferente. Esta terça-feira será muito quente com máximas entre 35ºC e 37ºC em muitas cidades e para amanhã, quarta-feira, espera-se ainda mais calor com marcas durante a tarde que devem ficar perto dos 40ºC em pontos da Grande Porto Alegre e da região dos vales.

A MetSul alerta que o risco de fogo em vegetação, por conta do tempo seco e do intenso calor, vai ser muito alto hoje e amanhã no Rio Grande do Sul. Por isso, os cuidados para se evitar queimas no campo ou jogar bitucas dos automóveis em margens de rodovias.

Na quinta, uma frente fria de fraca atividade deve avançar pelo Rio Grande do Sul com chuva que será muito irregular, o que vai determinar uma queda na temperatura após parte do dia com muito calor. Na sexta, a temperatura já não vai estar tão alta.