Os gaúchos puderam desfrutar um belíssimo fim de semana com tempo muito aberto e sol em Porto Alegre (foto) e no interior do Estado. As madrugadas ainda tiveram frio com o céu claro, ar seco e o vento calmo. São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, teve 5,2ºC de mínima no sábado e 5,7ºC ontem, marcas muito baixas para o mês de dezembro.

O que vai marcar a semana, contudo, será o forte a intenso calor no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar muito quente se instala sobre o Estado neste início de semana e favorece uma forte elevação da temperatura. As máximas hoje já atingem 32ºC a 33ºC na maioria das cidades da Grande Porto Alegre com marcas mais elevadas em pontos do interior.


Nos próximos dias, o calor vai aumentar ainda mais. A quarta e a quinta devem ser os dias mais quentes desta semana, quando são esperadas máximas ou próximas ou de até 40ºC em cidades, por exemplo, da região metropolitana e dos vales. A quinta-feira, em especial, pode ser escaldante, conforme os dados dos modelos usados pela MetSul Meteorologia.

Na sexta-feira, segundo os mesmos dados, o calor cederia no Rio Grande do Sul, mas a tarde ainda seria quente. No próximo fim de semana, então, as máximas voltariam a entrar em elevação no Estado antes da chegada de um sistema frontal com chuva mais generalizada entre os dias 14 e 15.