Anúncios

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ter máximas hoje perto de 40ºC. Até não se pode descartar que em um local ou outro das áreas mais quentes do Sul do Brasil a máxima hoje supere os 40ºC. Áreas mais quentes serão o Oeste, Noroeste e Norte do Paraná; Oeste e Sul de Santa Catarina; e Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre no RIo Grande do Sul. 


Uma massa de ar extremamente quente, mais comum em meses de verão, cobre a região. Correntes de vento transportarão o ar superaquecido do Centro-Oeste do Brasil e Bolívia, onde tem feito mais de 40ºC, para a parte meridional do território brasileiro. Por isso, não se pode descartar que junto com o calor haja ainda o ingresso de fumaça.

Ontem, o Paraná já teve quase 40ºC com 39ºC no município de Loanda e 38,1ºC em Cidade Gaúcha. O forte aquecimento hoje no Rio Grande do Sul, com 37ºC a 39ºC nos vales, ocorrerá à medida que o ar muito quente vai pressionar a instabilidade para o Uruguai.

Choverá muito entre hoje e amanhã em muitos departamentos do país com acumulados em alguns de 150 a 200 mm em só 48 horas, o que causará inundações. Haverá ainda tempestades no Uruguai de vento e granizo médio a grande.

Aqui no Estado, o risco hoje é tempo severo. A temperatura extremamente alta pode levar a intensas áreas de temporais da tarde pra noite com vendavais e granizo de variado tamanho. 


Em regra, os piores episódios de tempestades ocorrem em dias atipicamente quentes. Como eventos de tempo severo são isolados, difícil antecipar quais cidades serão atingidas, mas o risco será maior nas regiões com maior aquecimento, no caso o Oeste, Centro e Metade Norte.   

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios