Temporal de granizo atingiu Montenegro durante a tarde | TIAGO CORRÊA

O Rio Grande do Sul começou a semana com calor muito intenso. Todas as regiões do estado anotaram nesta segunda máximas acima de 30ºC. O calor foi mais intenso no Oeste com marcas perto de 40ºC. A temperatura muito alta estimulou nuvens carregadas no Nordeste e no Norte do estado, o que resultou em pancadas de chuva e temporais isolados.

De acordo com dados oficiais, as máximas da segunda-feira atingiram 39,1ºC em Quaraí, 38,6ºC em Uruguaiana, 37,7ºC em Alegrete e São Borja, 37,6ºC em São Luiz Gonzaga, 36,7ºC em São Gabriel, 35,6ºC em Santa Rosa e 35,3ºC em Santa Maria.

O calor foi intenso ainda na Grande Porto Alegre. A capital gaúcha teve máximas de 35,5ºC no Jardim Botânico e de 34,2ºC em Belém Novo. Na área metropolitana, máximas de 35,5ºC em Campo Bom e 35,4ºC em Parobé.

Em consequência do calor intenso e da umidade mais alta que ainda remanescia no Nordeste do estado, nuvens carregadas se formaram a partir do começo da tarde entre os vales e a Serra. O Noroeste, o Centro, o Oeste e o Sul gaúcho não tiveram precipitação.

A nebulosidade de desenvolvimento vertical que se formou sobre o Nordeste do estado trouxe chuva localmente forte e mal distribuída que veio acompanhada de temporais localizados em que houve queda granizo e rajadas de vento forte.

Cidades como Guaporé, Soledade, Montenegro e Cambará do Sul tiveram queda de granizo. Na área rural de Soledade, a quantidade de granizo foi tão grande em alguns pontos que o gelo chegou a acumular na vegetação.

As tempestades localizadas típicas de verão ainda vieram com fortes a intensas rajadas de vento. Estações oficiais apontaram rajadas de 98 km/h em Cambará do Sul, 83 km/h em Lagoa Vermelha e 74 km/h em Serafina Correa.

Vento forte derrubou muitos galhos na BR-116 em Morro Reuter | RODRIGO GIACOMET

Os volumes de chuva, como é comum neste tipo de instabilidade gerada pelo calor, foram incrivelmente variáveis. Dentro de um mesmo município ou região houve locais em que choveu forte e outros em que não caiu uma gota sequer.

Pontos da zona Norte de Porto Alegre tiveram chuva forte | CRISTIANO MORALES

Em Porto Alegre, por exemplo, em alguns bairros mais ao Norte da cidade caíram até 24 mm durante a tarde enquanto em muitas áreas do Sul da cidade simplesmente apenas as nuvens aumentaram e não choveu.

Temporais de verão

A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano.

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.

A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos.

Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.

Calor aumenta e chance de chuva diminui amanhã

A terça-feira terá a presença do sol em todo o Rio Grande do Sul, embora nuvens esparsas sejam esperadas na maioria das regiões. Uma massa de ar muito quente cobre o estado e começa a ganhar ainda mais intensidade.

Com isso, o calor aumenta e a tarde terá marcas escaldantes em diversas cidades. Máximas perto ou acima de 35ºC são esperadas na maioria das regiões gaúchas e que podem atingir até 37ºC na Grande Porto Alegre e 40ºC no Oeste gaúcho.

Não se pode descartar chuva isoladíssima de verão em pontos da Metade Norte gaúcha, mas em menor número de localidades do que hoje e desta vez com maior probabilidade em pontos mais ao Norte gaúcho.

Risco de temporais fortes é alto na segunda metade da semana

O pico de intensidade do calor no Rio Grande do Sul vai se dar entre quarta-feira e a sexta com máximas acima de 40ºC no Oeste gaúcho e ao redor ou acima dos 40ºC nos vales e na Grande Porto Alegre. Não são descartadas máximas de 38ºC a 39ºC na cidade de Porto Alegre.

Ao mesmo tempo, a umidade disponível na atmosfera sobre o Rio Grande do Sul também vai aumentar na segunda metade da semana. Com efeito, a possibilidade de pancadas de chuva localizadas e de temporais isolados vai aumentar na segunda metade da semana.

Como a atmosfera vai estar superaquecida, o risco de que se produzam tempestades severas será elevado. Estas tempestades podem trazer granizo de maior diâmetro e vendavais fortes a intensos, isoladamente com caráter até destrutivo.

Instabilidade em dias excessivamente quentes costuma estar associada com fenômenos severos como dowbursts, correntes de vento descendentes violentas e que podem produzir danos equivalentes a de um tornado.