Anúncios

Pessoas usam panos molhados na cabeça para se proteger do calor extremo que castiga a cidade do Rio de Janeiro e hoje atingiu valores excepcionais de sensação térmica | TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A cidade do Rio de Janeiro enfrenta nesta semana alguns dos dias mais quentes de sua história. Mesmo para uma cidade em que a população está acostumada à temperatura elevada, o calor que se registra é opressivo e fora dos padrões normais do clima carioca.

O Alerta Rio, o serviço de previsão do tempo da Prefeitura do Rio de Janeiro, informou que a sensação térmica na cidade atingiu hoje quase 60ºC, um recorde. De acordo com o órgão, a sensação chegou a 58,5ºC na estação de Guaratiba às 9h10 desta terça-feira.

Os maiores registros de sensação térmica hoje na cidade do Rio, informou o Alerta Rio, foram de 58,5ºC em Guaratiba às 9h10; 54,2ºC em Santa Cruz às 10h45; 54,1ºC em Irajá às 13h35; 48,1ºC no Alto da Boa Vista às 12h55; 46,6ºC em São Cristóvão às 12h50; 46,3ºC no Riocentro às 8h50; e 45,0ºC no Jardim Botânico às 13h05.

O Alerta Rio da Prefeitura carioca informa que mantém registros de sensação térmica na capital fluminense desde o ano de 2014 e que o recorde anterior em sua rede de estações era de 58,3ºC na estação de Santa Cruz, no dia 17 de fevereiro deste ano.

Valores de sensação térmica no patamar observado hoje na cidade do Rio de Janeiro são mais comuns de se observar em localidades costeiras do Golfo Pérsico, em países como o Irã, Kuwait ou Emirados Árabes, no Oriente Médio.

A sensação térmica é calculada com base usando temperatura e umidade. Como o Rio de Janeiro é uma cidade litorânea e tem maior umidade, sob temperatura muito alta acaba por registrar extremos de sensação. Na maior parte do Sudeste do Brasil, o calor é seco e a sensação em muitas cidades chega a ser inferior à temperatura pela umidade muito baixa.

Já a temperatura passou dos 40ºC hoje na cidade do Rio de Janeiro. A máximas na rede do Alerta Rio nesta terça foi de 42,2ºC em Irajá. No domingo, entretanto, a máxima na cidade pelo serviço municipal atingiu 42,5ºC em Irajá.

Já a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, órgão federal, indicou nesta terça-feira máximas na cidade do Rio de 39,1ºC na Vila Militar; 36,6ºC em Marambaia; e 33,9ºC em Jacarepaguá. No Grande Rio, a temperatura em abrigo meteorológico à sombra bateu em 41,3ºC em Seropédica e 38,8ºC em Duque de Caxias (Xerém).

Se os cariocas acham que hoje o calor foi horrível, devem se preparar para dias ainda mais quentes. Modelos numéricos apontam a intensificação do calor nos próximos dias com o pico de extremos de temperatura e sensação entre quinta e sábado. A MetSul reitera a sua previsão que em alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro a temperatura à sombra (não sensação térmica) pode alcançar valores tão altos quanto 44ºC a 45ºC ou mais.