Esta primeira metade da semana será tórrida no Rio Grande do Sul com a pior fase da onda de calor que teve início no começo do mês. A temperatura, que neste domingo passou dos 40ºC no estado, deve aumentar ainda mais entre hoje e amanhã, de acordo com os dados analisados pela MetSul Meteorologia.

EDUARDO BELESKE/PMPA
Os gaúchos experimentaram um domingo de calor intenso a extremo em que as máximas passaram dos 35ºC em diversas regiões com marcas acima de 40ºC no interior e próximas dos 40ºC na Grande Porto Alegre, antes mesmo do período mais quente previsto para hoje e amanhã.
Segundo estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas ontem no interior gaúcho foram 41,1ºC em Quaraí; 40,1ºC em Santiago; 39,6ºC em Uruguaiana; 39,1ºC em São Vicente do Sul; 39,0ºC em Alegrete; 38,7ºC em São Gabriel; e 38,3ºC em São Borja.
Estações automáticas privadas e da Secretaria Estadual da Agricultura indicaram máximas de 41,7ºC em Quaraí; 40,4ºC em Maçambará; 40,3ºC em Uruguaiana; 40,2ºC em Barra do Quaraí; 40,2ºC em São Borja; 39,8ºC em São Gabriel; 39.6ºC em Porto Xavier; 39,4ºC em Rosário do Sul; 39ºC em Vila Nova do Sul; 38,9ºC em Cacequi, Itaqui e Porto Vera Cruz; 38,7ºC em Venâncio Aires; 38,6ºC em Teutônia; 38,3ºC em Cachoeira do Sul; e 38,1ºC em Santa Rosa.
Já na Grande Porto Alegre, as máximas chegaram hoje a 39,2ºC em Campo Bom; 37,9ºC em São Leopoldo; 37,5ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande); 37,2ºC em Nova Santa Rita; 36,8ºC em Gravataí e 36,3ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).
A MetSul adverte que o calor aumenta no estado nesta segunda e na terça. Máximas próximas, ao redor e acima de 40ºC são esperadas no Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Sul, Vales, Grande Porto Alegre, e no caso da terça, até no Litoral Norte, onde marcas neste patamar são incomuns.
Nossos meteorologistas chamam atenção ainda para a temperatura noturna excessivamente alta nas noites de segunda para a terça e de terça para quarta. É possível que algumas cidades tenham temperaturas perto ou de 30ºC ou mais em plena madrugada. Estudos mostram que o calor noturno é o mais perigoso para pessoas de risco, como idosos e enfermos.
O calor prossegue na quarta, com máximas menores, mas ainda muito altas. O abafamento na quarta, entretanto, será maior e muito intenso com a umidade em alta que favorecerá chuva e temporais em várias cidades.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.