Chuva superou os 200 mm na cidade de Buenos Aires e outros pontos da área metropolitana da capital argentina nesta semana | LUIS ROBAYO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A chuva apenas desta semana na cidade de Buenos Aires é equivalente a dois meses de precipitação, mostram dados de estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina. Os acumulados da semana em algumas estações superam os 200 mm em pontos da capital argentina e da Grande Buenos Aires.

Conforme os dados do SMN, a precipitação da semana até 9h desta quinta-feira somou 258 mm em Morón, 239 mm em Aeroparque, 230 mm em Campo de Mayo, 217 mm em El Palomar, 207 em Moreno, 205 mm no Observatório Central de Cidade de Buenos Aires (Villa Ortúzar), 178 mm em Ezeiza, 168 mm em San Fernando, 166 mm em Olavarría, 143 mm em La Plata, 143 mm em Azul, 119 em Venado Tuerto e 101 mm em Tandil.

Para se ter ideia de como a chuva foi extrema nos últimos dias na capital da Argentina, a precipitação da semana em Aeroparque de 239 mm é mais que o dobro da média histórica de março da estação do aeroporto de Buenos Aires de 111,8 mm.


A capital da Argentina e municípios do chamado conurbano tiveram inundações, ruas alagadas, queda de árvores, falta de luz para centenas de milhares de pessoas, paralisação de linha do metrô e ainda atrasos ou cancelamento de voos em Aeroparque e Ezeiza durante um temporal com mais de 100 mm em apenas três horas no começo da terça-feira.

A massa de ar quente organizou uma frente quente que trouxe chuva frequente com temporais no Centro da Argentina. A região da capital argentina teve vários períodos de chuva intensa com alagamentos, e ainda ocorreram temporais com granizo e rajadas de vento forte acompanhadas de muitos raios.

No Sul de Santa Fé e Entre Ríos, também no Centro da Argentina, a chuva em alguns pontos acumulou nos últimos três a quatro dias até 200 mm a 300 mm, o que acabou por causar alagamentos e mesmo enchente em algumas cidades.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.