Anúncios

Surfista brasileiro e campeão da World Surf League Italo Ferreira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das principais vozes da campanha mundial da WSL para a preservação dos oceanos |MAURO PIMENTEL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Surfistas brasileiros da Brazilian Storm – expressão criada pela imprensa norte-americana para designar a geração brasileira mais vitoriosa de todos os tempos no surfe – atuam na linha de frente da campanha internacional para a proteção dos oceanos. A campanha “We Are One Ocean” foi lançada no ano passado pela WSL (World Surf League) e desde então vem realizando uma série de iniciativas de preservação em campeonatos e fora de competições ao redor do mundo.

A campanha da WSL pede a proteção de 30% do nosso oceano até 2030, ou 30×30. A WSL incentiva as pessoas em todo o mundo para se unirem neste movimento global em apoio ao “We Are One Ocean”, assinando a petição 30×30 no site weareoneocean.org. O campeão mundial Italo Ferreira e a jovem Sophia Medina, irmã do bicampeão Gabriel Medina, fazem parte de uma série especial da WSL da campanha com vários vídeos de conscientização.

“Por ser um surfista, o oceano é a minha casa e o meu local de trabalho. É muito importante para mim, poder fazer o que puder para protegê-lo”, disse Italo Ferreira. “Espero que, ao compartilhar a minha história e o meu amor pelo oceano, as pessoas possam se inspirar para também assinarem a petição”.

“We Are One Ocean” busca construir um grande apoio com a campanha 30×30, para atingir metas de biodiversidade para proteger a natureza e a vida na Terra, com um apelo específico na preservação do oceano. Quem assinar a petição no weareoneocean.org fará parte de uma crescente comunidade internacional, para inspirar os líderes mundiais a adotarem o 30×30 na próxima Convenção das Nações Unidas, quando essas metas serão decididas.


A campanha é inspirada pelo WSL PURE, organização sem fins lucrativos da World Surf League, que construiu uma grande coalizão com mais de 60 Organizações Não Governamentais (ONGs) para apoiar o “We Are One Ocean”, além de outras corporações como o Natural Resources Defense Council (Conselho de Defesa dos Recursos Naturais), Conservation International, Surfrider Foundation, Sea Legacy, Lonely Whale, PADI e World Sailing.

“Estabelecer áreas totalmente protegidas, é uma maneira incrível de construir resiliência em nosso oceano”, disse Reece Pacheco, da WSL. “Esta é uma oportunidade única na vida, de proteger o já crítico habitat oceânico e a biodiversidade para as futuras gerações. Não se trata apenas do oceano. É sobre as pessoas. Se conseguirmos proteger o oceano nesta meta 30×30, garantiremos um futuro mais saudável para todos”.

A WSL produziu uma série de episódios em vídeo compartilhando histórias sobre a conexão de seis pessoas com o oceano e suas motivações para assinarem a petição. A série teve participação de cientistas, ambientalistas e alguns surfistas, como o atual campeão mundial, Ítalo Ferreira, e a jovem Sophia Medina, irmã do bicampeão Gabriel Medina.

“Eu sou muito conectada ao oceano, desde a primeira vez que eu entrei no mar”, disse Sophia Medina. “É um lugar que me dá tranquilidade, paz, que eu sinto que é o meu lugar. Quando estou surfando, eu vejo muita poluição, eu noto isso todos os dias e é um lugar tão maravilhoso que não merece ter esse tipo de atitude da gente. Daqui a 30 anos eu quero ver um oceano limpo, transparente, azul, em qualquer lugar que eu for. Eu assino pelo futuro do oceano!”, disse.

Anúncios