Anúncios

A MetSul alerta que entre terça e quarta-feira deve ingressar ar muito gelado no Rio Grande do Sul. Será um pulso muito forte, bastante intenso, de ar frio, entretanto rápido. A temperatura afunda na terça e madrugada de quarta, mas já da tarde pra noite de quarta começa a perder força o ar frio, apesar de a temperatura seguir muito baixa. Assim o período mais frio será terça, quarta e o começo da quinta. 


Se analisado o parâmetro de temperatura em 850 hPa (a 1500 metros de altitude) o ar estará mais frio na noite de terça pra quarta que no pico das ondas de frio de julho e do começo deste mês com marcas de -3°C a -5°C em 850 hPa. Ocorre que já no final da quarta, a temperatura em 850 hPa (não em superfície) já estará entre 6°C e 12°C positivos no Estado. Logo, o ar frio muito potente será de muito curta duração.

Ar polar com temperatura tão baixa como -4°C a -5°C em 850 hPa não é comum no Rio Grande do Sul e quando isso ocorre or gelado costuma entrar com vento moderado a forte. Por isso, com vento e a temperatura extremamente baixa que se prevê, esperamos sensação térmica baixíssima e provável geada negra em alguns pontos na noite de terça e madrugada de quarta, quando se espera a parte mais intensa da bolha de ar gelado.

Modelos hoje na sua maioria não indicam neve, mas ar tão gelado assim, pelo contraste térmico com a massa de ar de temperatura bem mais alta na dianteira, deve estimular a formação de nuvens com chance de instabilidade, podendo se caracterizar uma frente fria. Por conseguinte, não será surpresa alguma precipitação invernal.


Essa verdadeira bolha de ar extremamente deve derrubar a temperatura também nos demais estados do Sul, no Sudeste e até no Nordeste do Brasil. Isso porque terá uma trajetória oceânica e deve afetar principalmente o Leste de Santa Catarina e do Paraná, áreas mais perto da costa de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, grande parte de Minas Gerais e até a Bahia. Espera-se algum resfriamento também no Centro-Oeste, sobretudo no Mato Grosso do Sul. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios