Defesa Civil de BH

O mês de outubro tem sido escaldante na capital mineira que hoje teve o dia mais quente da sua história. Desde o dia 1° as tardes têm registrado marcas de temperatura superiores a 32°C. 

No dia 3, a cidade teve um pico de calor com 36,2°C, ontem fez 36,6°C e hoje a temperatura subiu ainda mais alcançando 38,4°C que é a maior marca absoluta de temperatura de toda a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte. A maior marca anterior até esta onda de calor tinha ocorrido no dia 22 de outubro de 2015 quando a Capital teve 37,4°C. O calor histórico da tarde de hoje se deu após o amanhecer mais quente do ano com registro de mínima de 23,9°C.

O estado de Minas Gerais, bem como, a região metropolitana de Belo Horizonte, passa por uma estiagem severa com muitas semanas de escassez de chuva e baixa umidade que culminaram neste começo de outubro muito quente em grande parte do estado. 


Segundo registro do Inmet, o último episodio de chuva ocorreu no mês passado no dia 21/9, quando foi registrado apenas 1,6 mm. Em todo mês de setembro choveu apenas 11,6 mm. Volume parecido com o mês de agosto que teve apenas 11,5 mm. Significa que nos últimos 68 dias choveu apenas 23,1 mm na capital mineira.