A base polar Orcadas, pertencente à Argentina, registrou na quinta-feira (3) um recorde de temperatura baixa para o mês de setembro na Antártida. A informação foi divulgada pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina. A temperatura mínima chegou a 32,1ºC abaixo de zero. Segundo o SMN, foi o valor mais baixo para o mês em toda a série histórica de 1950 a 2020. O recorde absoluto de temperatura mínima na base polar argentina é de -44,0ºC e se deu em 9 de agosto de 1972.
Orcadas está situada nas Ilhas Laurie, a 4 metros do nível do mar e a 170 metros da costa, logo acima da península antártica. É um dado notável de frio intenso porque se deu fora da região continental, mais fria, e ocorreu na parte insular junto à península, onde a influência do oceano não traz temperatura tão extrema nesta época do ano como em áreas mais meridionais.
Não foi o primeiro recorde da região neste ano. No verão, contudo, os extremos foram de temperatura alta. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, na primeira semana de fevereiro a base Esperanza registrou uma máxima de 18,3ºC, a mais alta no local desde o começo das medições em 1961. E no mesmo dia, a base Marambio, também argentina, anotou a maior máxima medida no local em meio século.