Anúncios

Centro de baixa pressão atmosférico profundo vai intensificar muito a instabilidade no Sul do Brasil entre esta sexta e o sábado com elevadíssimo risco de tempo severo e potencial para tempestades isoladamente fortes a severas com danos. Espera-se ainda muita chuva com risco de inundações e enxurradas na Metade Norte gaúcha. | GABRIEL ZAPAROLLI

A MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade aumenta muito entre esta sexta-feira e o sábado no Sul do Brasil com chuva excessiva e ainda tempo severo. Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ser os estados mais afetados, embora se preveja chuva localmente forte a intensa e tempestades localizadas também para o Paraná.

Área de baixa pressão profunda vai avançar do Nordeste para a Argentina para o Rio Grande do Sul e fará com que a pressão atmosférica despenque. Valores de pressão abaixo de 1000 hPa devem ser generalizados no estado gaúcho e em parte de Santa Catarina.


A MetSul Meteorologia recorda que quanto menor a pressão atmosférica, maior a instabilidade. Valores abaixo de 1000 hPa costumam, historicamente, ser críticos para o risco tanto de chuva intensa como de formação de nuvens de tempestade.

O cenário que se esboça todo ele é propício para chuva com acumulados excessivos a extremos e tempestades, localmente fortes a severas. Isso porque a baixa pressão profunda vai atuar numa atmosfera aquecida e com abundante umidade.


Pressão atmosférica baixa, ar quente e umidade alta formam a tríade favorável de tempo severo. Por isso, a advertência que podem ocorrer temporais isolados fortes a severos com granizo localizados de variado tamanho e vendavais em alguns pontos com potencial de danos.

Uma corrente de jato em baixos níveis intensa e com ar muito quente vai atuar em parte do Sul do Brasil, com muita força no Oeste do Paraná, e ampliará muito a divergência de vento na atmosfera. Isso agrava o risco de temporais e traz condições para a formação de fenômenos severos de vento, como microexplosões e tornados.

Corrente de jato (vento) em baixos níveis forte a intensa com ar muito quente vai garantir energia para a formação de fortes tempestades entre esta sexta e o sábado no Sul do Brasil | METSUL

Atmosfera quente e úmida com acentuada instabilidade costuma produzir muito raios. É o que se espera entre esta sexta e sábado na Região Sul, em particular no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O número de raios pode ser elevadíssimo no Noroeste e no Norte do estado gaúcho assim como em pontos do Oeste catarinense.

Projeção de raios do modelo europeu para esta sexta-feira | ECMWF

Projeção de raios do modelo europeu para o sábado | ECMWF

Fortes a intensas áreas de instabilidade se formam nesta sexta sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e avançam até o Centro do estado com chuva intensa e temporais, Cidades mais ao Oeste e ao Sul gaúcho têm muito menor probabilidade de precipitação forte ou tempestades. Será um evento, assim, mais concentrado na Metade Norte.

Já no sábado, a instabilidade vai seguir muito intensa sobre a Metade Norte gaúcha, ainda com chuva forte a torrencial e temporais. No decorrer do dia, as nuvens carregadas deverão avançar para Santa Catarina, o Paraná e São Paulo.

Muitas cidades da Metade Norte do estado do Rio Grande do Sul terão mais de 100 mm na soma desta sexta e do sábado, ou seja, quase toda a média histórica do mês, mas haverá pontos em que pode chover 150 mm a 250 mm, o que singifica 100% a 150% da média de novembro inteiro de precipitação.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para 72 horas até 9h de domingo | METSUL

Trata-se de cenário que pode levar a alagamentos em áreas urbanas e rurais, inundações repentinas, transbordamento de arroios, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de barreiras, além de favorecer aumento de níveis de rios com possibilidade de enchentes nos dias seguintes.

A Grande Porto Alegre estará na zona limítrofe entre a chuva excessiva e normal, o que explica porque há modelos indicando 30 mm a 50 mm para a capital e outros apontando até 100 mm a 150 mm na região metropolitana. Ou seja, o prognóstico para a capital e região é extremamente difícil.

Projeção de chuva do modelo WRF-GFS para 72 horas até 9h de domingo | METSUL

Se a instabilidade mais forte ficar apenas 30 ou 40 km ao Norte do que os modelos indicam, a chuva será pouca na capital. Se ficar somente 30 ou 40 km ao Sul do projetado, os volumes de chuva serão altíssimos e com uma série de transtornos. Assim, é provável que a chuva tenha volumes muito mais altos no Norte da Grande Porto Alegre, como no Vale do Sinos, que em bairros mais ao Sul da capital.

A boa notícia é que ar mais seco toma conta do Rio Grande do Sul a partir do domingo, o que vai garantir um dia de sol. O começo da semana que vem no estado gaúcho, da mesma forma, terá o predomínio do sol com tardes mais quentes, como é o comum nesta época do ano.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios