Anúncios

O potencialmente catastrófico furacão Irma subiu ontem (terça-feira) para categoria 5, o máximo da escala Saffir-Simpson, e se transformou no segundo mais intenso em força do vento na história de observação do Oceano Atlântico com vento sustentado de 295 km/h e rajadas mais intensas. Sem meias palavras, é um furacão bestial pela sua rara e violenta força. Mesmo veteranos especialistas em Meteorologia tropical estão impressionados com a violência deste furacão e alertam em suas redes sociais para que a população nas áreas no caminho do ciclone tropical iniciem preparativos imediatos para evacuação.

A pressão mínima no olho da tempestade (foto abaixo), onde o avião WP-3D Orion da NOAA voa regularmente para coletar dados, era na madrugada desta quarta-feira de apenas 916 hPa e estava em queda. Para se ter ideia, Harvey chegou à costa do Texas dias atrás, trazendo severos danos, com vento de 210 km/h, quase 100 km/h a menos que Irma apresentava agora.


A tempestade passa ao longo desta quarta-feira junto ao território norte-americano de Porto Rico, deslocando-se logo ao Norte da ilha, e amanhã (sexta-feira) avançará ao Norte da República Dominicana. Entre sexta e o sábado, o sistema começa a castigar Cuba com vento destrutivo e chuva extrema com inundações.

No fim de semana, Irma estará entre a ilha cubana e o Sul da Flórida, nos Estados Unidos. Nesta área, entre os dois países, as águas superficiais do mar estão muito quentes, o que pode intensificar Irma pouco antes de atingir terra. Por outro lado a interação do ciclone com o terreno em Cuba pode trazer enfraquecimento antes.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Sob qualquer cenário, Irma deverá ser tempestade arrasadora de categoria 4 ou 5 no fim de semana. Os modelos se dividem ainda sobre o destino de Irma após Cuba, sinalizando uns que avançaria pro Golfo do México e outros para a Flórida ao dar uma guinada para Norte. Miami está na zona de alto risco de ser afetada por Irma. O mundo estará com suas atenções voltadas a esse sistema nos próximos dias, considerando a violência rara deste furacão.

Anúncios