Anúncios

Uma massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul neste fim de semana e traz dias de temperatura muito elevada em diversas regiões hoje e amanhã. Neste sábado, marcas de até 35ºC são esperadas em alguns pontos, mas o calor mais intenso é esperado amanhã, quando as máximas devem ficar entre 35ºC e 38ºC em diversas localidades gaúchas. Uma frente fria, contudo, vai mudar o tempo até o final do domingo.

Esse sistema frontal atinge no fim do dia de hoje e no começo do domingo Buenos Aires e o Uruguai, onde deve provocar temporais isolados e ainda a rotação do vento para Sul com rajadas de vento e brusca mudança de temperatura. A frente deve alcançar o Rio Grande do Sul amanhã de manhã pela fronteira com o Uruguai.



Modelos numéricos indicam que a frente atingiria o Estado com escassa atividade e sem maiores riscos, mas a MetSul não descarta cenário em que esta frente ao interagir com o ar quente sobre o território gaúcho possa trazer chuva isoladamente forte e temporais localizados com ventania entre a tarde e noite de amanhã e o começo da segunda-feira. Até vendavais não descartamos ante o calor intenso e a baixa pressão atmosférica.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Projeção do WRF indica instabilidade atingindo a área de Porto Alegre no final do domingo, mas antes a temperatura já pode cair com vento forte.

Mesmo sem temporal, em muitos lugares a troca de massas de ar, de quente para mais fria, pode se dar apenas com rajadas de vento e sem chuva. Onde chover, cenário que pode ocorrer é primeiro vir vento forte com queda de temperatura e depois chuva. É o que pode ocorrer na região de Porto Alegre. A partir do fim da tarde há possibilidade do vento virar com rajadas fortes de Sul com queda de temperatura e mais tarde vir chuva para a Capital.

Anúncios