A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais isolados entre a tarde e noite desta segunda-feira no Rio Grande do Sul.
Fortes áreas de instabilidade vão se formar sobre o território gaúcho sob uma massa de ar muito quente e com a aproximação de uma frente fria que atua na região do Rio da Prata em cenário semelhante ao ocorrido ontem, quando temporais de chuva torrencial e vento atingiram diversas cidades gaúchas.
Modelos numéricos ontem indicavam que a nebulosidade diminuiria nesta segunda e que o sol apareceria no Rio Grande do Sul, mas divergiam sobre o quão aberto o tempo ficaria.
Modelo europeu projetava maior nebulosidade e máximas menores enquanto o modelo americano GFS indicava tempo mais aberto e máximas bastante elevadas. As condições estão mais próximas do que era previsto pela simulação norte-americana, registrando-se forte calor no final da manhã em diversas regiões.
Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam às 11h da manhã desta segunda temperatura de 34,5ºC em Uruguaiana, 33,3ºC em São Luiz Gonzaga, 32,8ºC em Teutônia, 32,5ºC em Alegrete, 32,1ºC em Campo Bom, 31,7ºC em Porto Alegre e 31,4ºC em Santa Maria.
Com o sol aparecendo ainda por algumas horas, as máximas serão muito elevadas hoje em grande número de cidades, superando os 35ºC na Grande Porto Alegre e em diversas outras regiões.
Com o forte calor esperado na segunda metade desta segunda e a atmosfera úmida devem se formar áreas de instabilidade com o passar das horas, especialmente a partir do meio da tarde.
Haverá ainda o deslocamento das nuvens de chuva que avançam a partir do Uruguai e que no final da manhã já ingressavam na faixa de fronteira, em cidades como Santana do Livramento. Até o final do dia, as áreas de instabilidade alcançam grande parte do Rio Grande do Sul.
A chuva atingirá todas as regiões do Rio Grande do Sul até o período da noite, mas enfatiza-se que não será registrada em todos os municípios gaúcho.
Isso porque se espera que as áreas de instabilidade, mesmo se espalhando pelo Estado nas próximas horas, tragam chuva irregular e mal distribuída.
Mesmo em cidades que tiverem chuva, os volumes devem variar muito de um ponto para outro porque as precipitações estarão associadas a nuvens convectivas que trazem altos volumes localizados e acumulados bem menores em locais próximos.
Aliás, a MetSul Meteorologia adverte que é elevado o risco de episódios de chuva muito intensa e volumosa de forma localizada em curtos períodos no Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite desta segunda.
Assim, há risco de transtornos à população em áreas urbanas em alguns municípios por alagamentos repentinos e transbordamento de arroios e córregos.
Alerta-se também que é alto o risco de temporais isolados com muitos raios, ocasional granizo e vendavais localizados. São ocorrências de micro-escala que não podem ser antecipadas onde exatamente ocorrerão várias horas antes, mas apenas em curto prazo (nowcasting) pelo caráter localizados das formações de tempo severo. Porto Alegre e região metropolitana, pelo forte calor esperado na tarde de hoje, estão entre as zonas de risco no fim da tarde e na noite desta segunda.