Queensland, na Austrália, voltou a experimentar o drama das inundações de 2011. Os volumes de chuva em algumas cidades durante os últimos dias são espantosos e impressionantes. Desde sexta-feira até ontem choveu 1433 milímetros na localidade de Upper Springbrook, sendo 744 milímetros em tão-somente 24 horas. O medidor (pluviômetro) é operado automaticamente e o dado terá que ainda ser validado pelo Bureau de Meteorologia da Austrália. Já na cidade de Gladstone, a chuva atingiu 819,8 milímetros em apenas quatro dias, mais do que choveu nos anos de 2011 e 2012 somados. A média anual de chuva em Gladstone é de 883 milímetros, segundo o BoM da Austrália.
Um astronauta canadense fez fotos das enchentes na Austrália de um ângulo único e especial. Chris Hadfield (@cmdr_hadfield) capturou imagens das inundações a bordo da ISS, a Estação Espacial Internacional, ao passar sobre a parte central de Queensland no dia de ontem. O astronauta veterano de 54 anos está a bordo da ISS desde 19 de dezembro como parte de missão de cinco meses para pesquisas científicas. Hadfield tem publicado informações diariamente pela rede social.
As intensas precipitações na Austrália são resultado de um ciclone chamado Oswald que na origem era tropical (centro quente) e que ao avançar para o Sul passou a extratropical (de centro frio). A tempestade permaneceu vários dias quase estacionária na costa Leste da Austrália, despejando extraordinária quantidade de chuva.