Pessoas esquiando e praticando snowboard em Perisher Valley, localizado nas montanhas nevadas do Sul de Nova Gales do Sul, na temporada de esqui de 2015. Na ocasião, os picos das Snowy Mountains, também conhecidos como “The Snowies”, receberam mais de 70 centímetros de neve fresca nas quatro áreas de resort de Perisher Valley, Blue Cow, Smiggin Holes e Guthega. | SAEED KHAN/AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

A Tasmânia acaba de registrar uma das manhãs de outono mais frias já registradas com uma mínima de -9,9ºC na cidade de Liawenee,  a terceira menor temperatura já observada no estado mais ao Sul australiano. O tempo muito aberto com céu claro e o vento fraco a partir da atuação de um centro de alta pressão favoreceu o intenso resfriamento.

Essas condições atmosféricas de tempo aberto e sem vento permitiram que o solo se resfriasse de forma constante durante a noite à medida que o calor do dia anterior irradiava para o espaço. O resfriamento radiativo eficiente e constante permitiu que uma fina camada de ar muito gelado se desenvolvesse perto do solo. Com as temperaturas despencando, nevoeiro podia ser visto pelos vales e lagos no centro do estado.

Hobart não teve frio tão intenso por camada de nuvens que atuava sobre o Sudeste da Tasmânia, com a cidade baixando a apenas 6,8ºC na segunda-feira. A temperatura de outono mais baixa registrada na Tasmânia é de -10,5ºC na mesma cidade de Liawenee, em 30 de maio de 2006. O recorde nacional de outono é de -13,4ºC em Charlotte Pass, no estado de Nova Gales do Sul, em 24 de maio de 2008.

E uma intensa incursão de ar gelado é projetada para partes da Austrália na semana que vem. De acordo com meteorologistas australianos, há potencial de uma tempestade que pode causar uma grande queda de neve nos Alpes australianos e nas terras altas da Tasmânia nos últimos dias do outono e nos primeiros dias do inverno meteorológico que começa em 1º de junho.

Neve que cai em maio geralmente não acumula o suficiente para seguir no solo até a abertura da temporada de neve em junho. A exceção é quando neva forte no final de maio, o que pode ocorrer neste evento. O episódio mais recente de uma forte nevada no final de maio com uma acumulação suficiente para a temporada de esqui foi no ano 2000.

“Com os totais de neve previstos para exceder meio metro de acordo com alguns dos modelos de previsão de longo alcance mais otimistas, há uma chance de que o sistema da próxima semana possa permitir esquiar”, informou o site meteorológico australiano Weather Zone.