Anúncios

O comportamento da atmosfera no Centro-Sul do Brasil nesta semana se assemelha e muito ao que costuma se registrar durante o verão com chuva freqüente e temporais em estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, o Paraná foi o estado mais atingido por tempestades com estragos por chuva intensa e vendavais. Também o Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais registraram muitas ocorrências de tempestades e chuva intensa nesta semana, inclusive com transbordamento de rios.

Na prática, o que se define como a estação chuvosa na parte central do Brasil se antecipou em algumas semanas. Existe uma explicação para esse período de chuva acima da média e com alta frequência de temporais do Centro para o Sul do Brasil. Está passando neste momento pelas latitudes da América do Sul um pulso que dá a volta ao mundo a cada 30 a 60 dias chamado de Oscilação de Madden-Julian que faz aumentar a instabilidade.



Antecipa-se que, apesar de começar o seu deslocamento para a África, o território brasileiro ainda deverá estar sob a sua influência na próxima semana, logo a perspectiva é que o Sudeste tenha ainda uma maior frequência de chuva e temporais nos próximos dias. A influência desta oscilação é maior nos estados situados nos trópicos que aqui na parte meridional do país.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios