Anúncios

MetSul adverte que alguns temporais podem trazer granizo de grande tamanho

A MetSul Meteorologia adverte que o período de instabilidade que se inicia neste sexta e vai até a metade da próxima semana trará altíssimo a crítico risco de granizo. Não se trata de perguntar se ocorrerão tempestades de granizo no Rio Grande do Sul. A questão é onde cairá e que com que tamanho. E tais perguntas não podem ser respondidas antecipadamente, exceto em curtíssimo prazo, uma vez que granizo é fenômeno muito localizado.


O que se sabe já hoje é que já na sexta não se pode descartar a possibilidade de granizo, mas o fenômeno é mais provável no sábado, domingo e na segunda-feira. Também se sabe que pode cair granizo isoladamente em diversas regiões do Rio Grande do Sul, do Sul ao Norte do Estado. Igualmente se sabe, ante as condições atmosféricas que se prevê, que alguns temporais de granizo podem ser fortes a severos com pedras de gelo de médio a grande tamanho capazes de provocar danos em lavouras e em áreas urbanas.

Os mapas de risco de granizo de diversos modelos, disponíveis na seção de mapas do site, mostram índices de risco significativamente altos para sábado, domingo e segunda-feira. 

Entre sexta e sábado, uma frente quente vai se organizar sobre o Rio Grande do Sul, impulsionada por muito quente de Norte. Essa massa de ar muito quente vai atuar sobre o território gaúcho entre sábado e a segunda-feira. Dados indicam temperatura em 850 hPa (nível de 1500 metros de altitude) de até 22°C a 24°C. São valores condizentes com uma massa de ar por demais quente e ar quente nesse nível é combustível para tempestades. 

Frentes quentes, tradicionalmente, são pródigas em provocar queda de granizo. Além disso, atmosfera estará extremamente aquecida no fim de semana ir na segunda-feira, OK combinado com altas taxas de instabilidade atmosférica, provocará tempestades fortes a severas com muitos raios e altíssimo risco de granizo. 


Essa frente quente atuará mas no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul, despejando grandes volumes de chuva, mas na Metade Norte a temperatura subirá muito e isso favorecerá a formação de nuvens carregadas de grande desenvolvimento vertical com alto potencial de provocar o fenômeno.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios