Anúncios

Os volumes de chuva até o final de maio no Sul do Brasil serão muito altos em diversas áreas. Os acumulados em diversos municípios apenas até 31/5 podem ser equivalentes à média histórica do mês inteiro e em alguns casos até o dobro, lembrando que muitos locais já estão com chuva acima da média do mês desde os primeiros dias de maio. Os mapas a seguir mostram os totais de chuva previstos para dez dias dos modelos americano, canadense e australiano, e de sete dias do modelo alemão. 


Chove hoje em diferentes áreas do Sul do país e a instabilidade aumenta amanhã e sexta com uma frontogênese (formação de frente fria) e um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul.


Apesar de uma trégua da chuva em muitos locais no fim de semana, a chuva retorna e pode ser volumosa entre segunda e terça. E na segunda metade da semana que vem haverá um novo evento de chuva que pode trazer volumes altos. Sob essa sequência de eventos de chuva volumosa é razoável se esperar cheias de rios, especialmente em bacias situadas na Metade Norte gaúcha. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios