Anúncios

Uma forte massa de ar polar deve ingressar no Sul do Brasil no final desta semana. Não será uma erupção de ar gelado tão intensa e com a mesma potência quanto a registrada na primeira semana de julho, entretanto vai derrubar acentuadamente a temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e parte do Centro-Oeste do Brasil e também da região Sudeste. Todos os indicativos são de uma incursão de ar polar de trajetória continental e ampla. 


O ingresso do ar mais gelado se dará entre sexta e sábado com temperatura muito baixa e sensação térmica de muito frio devido ao efeito do vento. Já na sexta-feira não podem ser descartadas marcas negativas, especialmente nas áreas de maior altitude da Serra do Sudeste, Serra do Nordeste e Planalto Sul Catarinense.

Será no fim de semana, porém, que devem ser registradas as menores mínimas com marcas perto de 0°C ou negativas em grande número de municípios. Com isso, a tendência é de geada ampla no Sul do Brasil, especialmente no domingo. Mesmo assim já no sábado se espera geada em grande número de cidades da região.

Projeção de geada para 3/8 do modelo canadense

Projeção de geada para 4/8 do modelo canadense

Com o frio intenso, por óbvio, surge a expectativa da neve. Neste momento, vários modelos numéricos indicam a possibilidade de nevar nas partes mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na sexta-feira, sobretudo entre a tarde e noite, e no começo do sábado. 

Modelo americano

Modelo canadense

Alguns dados de modelos numéricos deste domingo chegam a sugerir até a possibilidade de acumulação em alguns municípios do Nordeste Gaúcho e do Planalto Sul catarinense. 


Projeções para São Joaquim

Prognóstico de neve, contudo, somente são mais confiáveis em curto prazo e estão sujeitos a grandes mudanças cinco a seis dias antes. Em razão disso, o cenário hoje parece bastante favorável à ocorrência de neve, mas somente no meio da semana será possível se ter uma ideia mais precisa quanto à intensidade e abrangência do fenômeno se as projeções mantiverem o indicativo de neve.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios