Anúncios

O calor está de volta. A temperatura máxima ontem à tarde chegou a 34,8ºC na Grande Porto Alegre, marca registrada em Canoas. Nos vales, elevação ainda maior com 36,9ºC em Teutônia. Depois de um período muito chuvoso e o ingresso de ar mais frio durante o fim de semana, ar tropical novamente toma conta do território gaúcho.

Esse é o início de um período muito longo de forte a extremo calor que cobrirá todo esse final do mês de janeiro e avançará fevereiro adentro no Rio Grande do Sul. Haverá uma escalada da temperatura nos próximos dias com a temperatura subindo dia a dia.


O fim de semana será muito quente com marcas ao redor de 40ºC em algumas cidades do Estado. O pior, entretanto, está reservado pra semana que vem. Todos os dados de modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia coincidem em projetar temperatura extremamente alta na próxima semana no Estado. Essas projeções apontam vários dias consecutivos de máximas em torno ou acima de 40ºC, inclusive na Grande Porto Alegre.


Um centro de alta pressão estará neste final de janeiro entre Santa Catarina e o Paraná, garantindo tempo predominantemente firme e o processo de forte aquecimento que trará calor intenso nos três estados do Sul, além da Região Sudeste. A onda de calor pode trazer novo recorde de consumo de energia no país, assim como se deu na semana passada e se repetiu ontem. (Com foto de capa de Fernando Oliveira) 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios