Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que se inicia período de muito frio e com tendência de se intensificar agora no final da semana. Várias cidades gaúchas tiveram nesta quarta-feira a tarde mais fria até agora do ano, a despeito da presença do sol, efeito de uma massa de ar polar que ingressou no Estado com vento e baixa sensação térmica. Foi um ciclone a Leste-Sudeste do Rio da Prata o responsável por impulsionar ar gelado para o Estado com ventania. Advertimos que esfriará ainda mais! Isso porque entre esta quinta-feira e a sexta haverá o ingresso de reforço de ar polar no território gaúcho que vai derrubar ainda mais a temperatura, especialmente durante a noite.

Todas as madrugadas entre esta quinta-feira e o começo da próxima semana vão ser com marcas negativas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como a atmosfera passará a ser mais seca a partir de sexta no decorrer do dia, o que garantirá céu claro ou com poucas nuvens, as madrugadas da sexta e do fim de semana serão as mais geladas.


No fim de semana, baixadas da Metade Norte gaúcha como as do Planalto Médio e dos Aparados podem anotar mínimas em torno de 5ºC abaixo de zero. No Planalto Sul Catarinense, as mínimas podem ficar entre -6ºC e -8ºC. Os bairros mais frios de Porto Alegre podem se aproximar da marca de 0ºC no fim de semana e em pontos da região metropolitana, em áreas rurais, a MetSul trabalha com a ideia até de mínimas negativas (-2ºC a 0ºC). A esmagadora maioria dos municípios gaúchos irá ter mínimas perto de 0ºC ou negativas e a geada será generalizada, forte em muitos locais, entre sexta-feira e o sábado.

Tendência dia a dia

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta, mas acompanhado de nuvens. No decorrer do dia, ar ainda mais frio, um reforço polar, avança a partir do Sul e deve estimular a formação de nebulosidade. Espera-se, assim, aumento de nuvens ao longo do dia, especialmente da tarde para a noite e principalmente na Metade Norte. Vai ser mais uma jornada de baixa temperatura com muito frio cedo da manhã e à noite. Deve gear em diferentes locais do interior, especialmente da Metade Norte. O vento soprará mais fraco com o afastamento do ciclone extratropical.


A sexta-feira começa com muitas nuvens, mas a cobertura de nebulosidade diminuirá na maioria das regiões e o sol aparece. No Norte do Estado maior quantidade de nuvens vai persistir no decorrer do dia com céu nublado a encoberto. Ar mais gelado cobre o Estado e será um dia muito frio com temperatura baixa mesmo durante a tarde. Nas cidades do Norte com maior presença de nuvens, as máximas devem ser muito baixas. Pode gear em algumas localidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O fim de semana terá predomínio do sol com amplos períodos de céu claro, entretanto se espera a presença de nuvens esparsas. O sábado e o domingo devem ter ainda nevoeiro ou neblina em diversos pontos do Estado ao amanhecer, mas de forma localizada e perto de mananciais como rios e lagoas. As madrugadas de sábado e domingo vão ser as mais frias do ano até agora na maioria dos municípios gaúchos com marcas perto de 0ºC ou abaixo de zero em grande parte das cidades do Estado. Espera-se geada generalizada, inclusive em muitos bairros de Porto Alegre e na maior parte da região metropolitana. Em diversas cidades do Rio Grande do Sul a geada será forte. A tarde do sábado ainda é fria, porém a do domingo vai ser mais agradável com marcas amenas ao sol.

Anúncios