Madrugada desta segunda-feira foi de muitos raios com a atmosfera bastante instável sobre o Uruguai pelo ar quente e úmido na região | MATIAS MEDEROS/ARQUIVO

A madrugada desta segunda-feira foi marcada por uma grande quantidade de raios em vários departamentos do Uruguai. As descargas foram mais numerosas nos departamentos de Salto, Artigas, Rivera, Paysandú e Tacuarembó, mas descargas foram observadas também em outros pontos do país. Fortes áreas de instabilidade se formaram e ganharam força durante horas da madrugada no território uruguaio com chuva e tempestades isoladas.

A imagem das 5h da manhã desta segunda-feira do satélite meteorológico GOES-15 do canal infravermelho integrado com o sensor de descargas GLM mostrava nuvens carregadas com um grande número de raios (pontos vermelhos) em dez minutos sobre o Uruguai. A instabilidade era mais forte em departamentos do Norte uruguaio, próximos ao Brasil.

Por isso, raios e relâmpagos foram observados ao longo da madrugada desta segunda-feira em alguns municípios da região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, como Barra do Quaraí, Quaraí e Livramento. Enquanto isso, grande parte do território gaúcho estava com uma noite de tempo firme, nuvens altas e temperatura elevada.

No meio da madrugada, às 3h da manhã, vários municípios estavam com temperatura muito alta para o horário, considerando ser julho, com marcas entre 17ºC e 19ºC. Mesmo cidades da Serra enfrentaram uma madrugada quente para os padrões desta época do ano.

No meio da madrugada, os termômetros indicavam 18,7ºC em Canela e 18,3ºC em Bento Gonçalves com vento Norte. Até nos Aparados da Serra a temperatura era alta no horário com 16,3ºC na cidade de Cambará do Sul.

Uma massa de ar quente e úmido cobre a região entre o Centro da Argentina, o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul, o que favoreceu a formação das áreas de instabilidade sobre o Uruguai e a região da fronteira. No decorrer desta segunda-feira, novas áreas de instabilidade com chuva e tormentas dispersas devem se originar no território uruguaio e também no Centro argentino.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina. O sol vai aparecer acompanhado de nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Mais nuvens e chance de chuva em pontos da fronteira com o Uruguai, Sul gaúcho e a Campanha, especialmente na madrugada e na manhã de hoje.

Ar quente persiste sobre o Estado e traz mais um dia de temperatura elevada para esta época do ano na maioria das cidades gaúchas. Mais calor no Noroeste, onde as máximas, de novo, ficam ao redor dos 30ºC nesta segunda. Na costa, nevoeiro costeiro e nuvens baixas com temperatura mais baixa, o que pode alcançar pontos da Lagoa dos Patos e entorno, como Porto Alegre à noite.

A massa de ar quente persiste sobre o Rio Grande do Sul com temperatura acima a muito acima dos padrões históricos de julho ainda amanhã, na quarta e parte da quinta-feira. Na quinta, uma frente fria vai começar a avançar pelo território gaúcho e mudará o tempo em todas as regiões gaúchas até as primeiras horas da sexta-feira com chuva que será generalizada e que poderá vir com temporais isolados de vento forte e granizo. Na sequência da frente, uma massa de ar frio tomará conta do Estado com baixa temperatura.