Anúncios

Massa de ar polar derruba a temperatura neste domingo de chuva em grande parte das regiões. A chuva mais significativa irá ocorrer na Metade Norte com vento sul gelado e pouca variação térmica.

O sábado ainda foi abafado como se esperava e fez calor com marcas ao redor de 30°C no vale do Sinos no Litoral Norte gaúcho. De acordo com a rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia a máxima foi de 30 em Campo Bom, 31,7 em Torres e 26,4°C na Capital.

Entre o fim da tarde e a noite deste sábado o ar polar ingressa no território gaúcho derrubando a temperatura na Metade Sul e Oeste. Em partes da Campanha e da Zona Sul a noite termina com marcas ao redor de 8 a 9°C.

Entre o Oeste e para as próximas ao centro do estado a temperatura irá oscilar ao redor de 11 a 13°C. Como resultado a temperatura mínima deste sábado será registrada no turno da noite.

Simultaneamente a chuva avança nas próximas horas e ao encontrar o ar mais quente da Metade Norte forma nuvens de maior desenvolvimento vertical. Pode chover forte em alguns trechos e há risco de temporais isolados.

Na região metropolitana de Porto Alegre depois de uma tarde de quase 30°C a noite tende a terminar com chuva e temperatura ao redor de 13°C.

DOMINGO INVERNAL NO ESTADO

A primeira vista o ar polar associado ao vento sul forma um verdadeiro corredor de ar gelado com previsão de sensação de frio o dia inteiro. Dois aspectos são importantes nessa virada:  o primeiro é a grande virada na máxima de hoje para amanhã e o segundo é a tendência de esfriar muito da tarde para a noite por todas as regiões.

Como resultado em algumas cidades a virada na temperatura poderá ficar ao redor de 15°C comparando as tardes de sábado e de domingo. Em Campo Bom a temperatura chegou a 30°C hoje às 13h e amanhã no mesmo horário a expectativa é de 13°C.

Ao mesmo tempo no Noroeste gaúcho, a temperatura que hoje chegou a 26°C na tarde de domingo não passará de 14°C. Em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, a temperatura alcançou 24,2°C neste sábado e amanhã a previsão é de não passar de 10°C.

Nesse ínterim o mais impactante será a forma com que o ingresso do ar gelado do quadrante Sul irá derrubar a temperatura ao longo do dia. Em grande parte das regiões a temperatura mínima irá ocorrer no turno da noite de domingo. Portanto, a sensação de frio predomina.

A projeção do modelo europeu é que a temperatura ficará abaixo de 10°C em grande parte do dia em cidades da Campanha, Zona Sul e serra gaúcha. A sensação de frio nessas áreas será intensa, com tempo seco e sol na Metade Sul e tempo chuvoso do Centro para o Norte.

No final da noite de domingo o tempo abre em grande parte do Estado e a temperatura despenca. A noite será gelada e típica de inverno. A tendência é de a temperatura baixar os 10°C em grande parte do território gaúcho, com marcas inferiores a 5°C na Metade Sul. Na divisa com  Santa Catarina o tempo segue instável com chuva e também faz frio intenso.

 

Entre Santa Maria, Quaraí, Rosário do Sul, São Sepé, Piratini, Jaguarão, Santana da Boa Vista e Encruzilhada do Sul a noite de domingo poderá terminar com marcas entre 2 e 4°C. Além das marcas baixas de temperatura o vento sul persistente com rajadas fracas a moderadas acentuam a sensação de frio ao ar livre.