Campo de nebulosidade prevista do modelo WRF de alta resolução para os turnos da manhã e da noite de hoje | MetSul

Hoje o ar frio será responsável por uma transição importante do tempo no território gaúcho que vem de uma longa sequência de dias de muita umidade. Nessas primeiras horas do dia  a umidade ainda será muito presente com nuvens, pancadas esparsas de chuva e nevoeiros. Entretanto, esse cenário irá mudar até a noite com a aproximação do ar seco e frio polar. Como resultado disso na comparação acima do modelo WRF da presença das nuvens pela manhã e com expectativa de uma noite de céu claro no Estado. Portanto, você que está prestes a sair de casa saiba que a noite será muito mais fria  que o amanhecer na grande maioria das regiões, portanto, saia preparado e um agasalho é recomendável. Mais útil até que um guarda chuva.

Sistema de alta pressão atmosférica com centro de 1029 hpa no Centro da Argentina | MetSul

 

SEQUENCIA DE DIAS ÚMIDOS VAI CHEGANDO AO FIM


O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, entretanto vão ocorrer momentos de maior nebulosidade em algumas áreas à medida que frente fria de fraca atividade avança. O sistema traz chance de garoa e chuva localizada no decorrer do dia e precede uma massa de ar frio de origem polar. O ar frio ingressa durante esta sexta e toma conta do território gaúcho até o fim do dia com expectativa de o tempo abrir, firmar com céu claro inicialmente em áreas da Metade Oeste e Sul.

No turno da noite o tempo abre na maioria das áreas por conta do avanço  do ar polar associado ao sistema de alta pressão atmosférica com pressão em seu núcleo de 1029 hpa no centro da Argentina.  Além disso, ressalta-se que as mínimas irão ocorre à noite, quando vai estar muito mais frio que no começo da manhã.  em muitas cidades a temperatura tende a ficar abaixo de 5°C no fim da noite dessa sexta. E este será só o início da onda polar que irá afetar o Estado.


TARDE SERÁ VENTOSA E FRIA NO ESTADO

Ao mesmo tempo o ar frio ingressa com vento que pode ter rajadas moderadas a fortes em pontos do Sul e do Leste gaúcho. Modelos atmosféricos indicam vento persistente da tarde para  a noite, com rajadas que poderão alcançar os 50 a 70 km/h. O vento terá um papel importante na sensação térmica visto que a temperatura  irá oscilar entre 11 e 14°C durante a tarde e sob o efeito do vento a sensação será de frio mais intenso ao ar livre.

Tempo ventoso a partir da tarde com rajadas moderadas de Sul/Sudoeste que acentuam o frio | MetSul