Uma forte massa de ar polar chegou nas últimas horas ao Rio Grande do Sul com uma queda acentuada da temperatura em todas as regiões gaúchas e uma rápida elevação do nível do Guaíba em Porto Alegre pelo vento do quadrante Sul associado ao ingresso do ar frio.
O nível do Guaíba no final da sexta-feira e nas primeiras horas deste sábado se elevou brusca e rapidamente pelo vento Sul que soprou no Norte da Lagoa dos Patos com a advecção de ar frio. Vento Sul gera represamento e faz habitualmente o Guaíba subir temporariamente.
Medições indicaram o Guaíba atingindo no começo do dia de hoje marcas entre 2,85 e 2,90 metros no Cais Mauá, mas depois o nível se estabilizou e apresentou um recuo de poucos centímetros até o começo da manhã deste sábado.
O valor atual é muito elevado considerando que o nível médio histórico de junho é de 1,02 metro e a cota de transbordamento no cais é de 3,00 metros. Assim, o Guaíba ficou cerca de 10 cm a 15 cm da cota de transbordamento no cais no começo da madrugada deste sábado.
A marca, entretanto, está muito abaixo dos mais de 5 metros observados no começo de maio. Logo, o cenário não pode ser comparado ao que se observou há cerca de dois meses em Porto Alegre.
A tendência é que o Guaíba siga elevado com oscilações temporárias para cima e para baixo, mas em nenhum momento sequer atingindo valores extremos como da enchente de novembro de 2023 (3,46 metros) e muito menos do começo do mês passado.
A vazão que chega ao Guaíba é ainda alta dos rios Jacuí, Sinos e Gravataí, o que mantém o nível muito acima do normal. A vazão afluente é especialmente alta do Rio Jacuí, o principal rio contribuinte, que já começou a baixar no Centro do estado (Rio Pardo e Cachoeira do Sul), mas ainda segue com o nível muito elevado.
Outro efeito da chegada do ar polar se deu na temperatura com resfriamento acentuado nas últimas horas no Rio Grande do Sul e o registro de temperaturas abaixo de zero no interior gaúcho na madrugada e amanhecer deste sábado.
Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores marcas no começo deste sábado foram de -0,3ºC em São José dos Ausentes; 0,3ºC em Vacaria; 0,6ºC em Cambará do Sul; 1,6ºC em Livramento e Erechim; 1,7ºC em Tupanciretã e Soledade; 1,8ºC em Erechim; e 1,9ºC em Canguçu.
Estações particulares acusaram -0,6ºC em Soledade; -0,3ºC em São José dos Ausentes; 0,0ºC em Bom Jesus; 0,4ºC em Cambará do Sul; 0,6ºC em Livramento e Herval; 0,7ºC em Pinheiro Machado; 0,9ºC em Monte Alegre dos Campos; e 1,0ºC em Muitos Capões.
As mínimas deste sábado em muitas cidades devem ocorrer hoje à noite, no fim do dia, uma vez que ar polar segue ingressando no Rio Grande do Sul e trará uma tarde muito fria hoje que vai preceder uma noite de sábado gelada e um começo de domingo com marcas baixíssimas e geada no estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.