Uma poderosa massa de ar frio de origem polar tomou conta da Argentina e avança pela América do Sul com neve, gelo e muito baixas temperaturas. No Brasil, a sua influência será maior nos estados da Região Sul, onde os seus efeitos já foram sentidos nesta quinta-feira (2).

Neve no balneário argentino de Mar del Plata fez os moradores recordarem de eventos históricos de frio que trouxeram nevadas na região | JORGE MANGIONE/NA/AFP/ARQUIVO
Na Argentina, a onda polar provocou neve em várias províncias. Nevou em vários locais do interior e da costa da província de Buenos Aires, inclusive em cidades em que não é comum nevar. O episódio que mais chamou a atenção foi a neve que caiu no balneário de Mar de Plata.
Os principais registros históricos de neve em Mar del Plata ocorreram nos anos de 1910, 1918, 1925, 1930, 1945, 1975, 1991, 2004 e 2026, marcando diferentes episódios em que a cidade foi coberta por neve ou registrou precipitação invernal, com destaque para a intensa nevada de 1º de agosto de 1991, considerada a mais significativa da história local.
A Argentina teve frio extremo no começo desta quinta-feira. Dados de estações do SMN (Serviço Meteorológico Nacional) levantados pela MetSul indicaram mínimas hoje cedo de -14,2ºC em Maquinchao; -11,5º C em Esquel; -10,9ºC em Bariloche; -9,8ºC em Cipolletti; -9,4ºC em Perito Moreno; -8,5ºC em Neuquén; e -8,1ºC em Bolsón. Na Grande Buenos Aires, a temperatura caiu a -2,1ºC em Ezeiza.
Leia tambémFrio de -14ºC na Argentina e neve na província de Buenos Aires
As temperaturas às 15h na rede do Instituto Nacional de Meteorologia eram de 5,8ºC em Pinheiro Machado; 6,2ºC em Canguçu; 6,3ºC em Lavras do Sul e Herval; 7,1ºC em Caçapava do Sul; 7,5ºC em Bagé; 8,0ºC em Santana da Boa Vista; 8,5ºC em Aceguá e em Encruzilhada do Sul; 8,7ºC em Dom Pedrito; 9,3ºC em Livramento; 9,4ºC em Rosário do Sul; e 9,9ºC em Santa Vitória do Palmar.
Em Porto Alegre, onde o dia todo foi de céu encoberto com alternância de chuva e garoa, até com algumas poucas trovoadas de manhã a despeito do frio, a temperatura caiu ao longo do dia. Fez mais frio à tarde que ao amanhecer. A estação do Jardim Botânico, na zona Leste, marcou 14,8ºC ao amanhecer, às 7h. Às 15h, fazia 12,5ºC. No fim da tarde, às 18h, a temperatura tinha descido para 10,8ºC.
A massa de ar antártica cobre o Rio Grande do Sul totalmente nesta sexta-feira (3). O dia começa ainda com nuvens e garoa na Metade Norte, mas a nebulosidade diminui e o sol vai aparecer em quase todo o Rio Grande do Sul. No final do dia, nuvens aumentam outra vez no Sul gaúcho.
O tempo aberto na madrugada trará mínimas abaixo de zero no Oeste, Campanha, Sul e parte do Centro gaúcho com marcas que podem descer em alguns pontos a -2ºC a -4ºC, não se afastando registros isolados menores.
Leia tambémGrande ciclone no Atlântico impulsiona frente fria pelo Centro do Brasil
Mesmo com sol, não aquece muito e a tarde será muito fria. Grande parte do Rio Grande do Sul terá uma tarde de sexta-feira com marcas de apenas um dígito ou ao redor ou pouco acima de 10ºC, inclusive a área metropolitana que deve ter máximas de apenas 11ºC a 13ºC na maioria das cidades.
Há uma janela para uma chance menor de precipitação invernal nesta sexta-feira em cotas especialmente acima de 800 metros, com maior chance acima de 1000 metros, entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense. Se vier a ocorrer alguma precipitação, não se espera que seja muito expressiva. Há ainda uma pequena possibilidade de precipitação invernal mais ao Sul gaúcho com a circulação de nuvens de um ciclone no oceano e ar muito gelado em altitude.
O impacto desta massa de ar frio será maior no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, embora esfria também no Paraná. As áreas de maior altitude do Norte e do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense podem amanhecer no sábado (4) com marcas de -3ºC a -5ºC, mas com mínimas menores em baixadas de algumas localidades.
Já no Centro do Brasil, os efeitos da incursão de ar serão modestos. Esfria mais no Mato Grosso do Sul, sobretudo no Sul do estado, onde o começo do sábado deve ter mínimas baixas. Já no estado de São Paulo, o resfriamento será menor e mais limitado ao Sul e ao Leste paulista.
Previsão do tempoPinheiro Machado, RSLavras do Sul, RS