Anúncios

Após um sábado de céu azul, o Rio Grande do Sul teve uma grande virada do tempo neste domingo com queda acentuadíssima da temperatura em curto período pela chegada de uma frente fria. O que mais chamou a atenção foi o enorme e incrível contraste térmico que se registrou entre as áreas já sob efeito da frente fria e as que se encontravam sob uma condição pré-frontal com ar quente.

Ao meio-dia, Pinheiro Machado tinha 8ºC, Pelotas e Quaraí registravam 9ºC e Uruguaiana anotava 10ºC. Na mesma hora, Gramado tinha 22ºC e Santa Cruz do Sul 26ºC. No meio da tarde, o abismo térmico entre o Nordeste e o Sul gaúcho ficou ainda maior. Às 15h enquanto fazia 5,8ºC em Pinheiro Machado, em Três Coroas a temperatura era de 31,7ºC.


Porto Alegre anotou mais de 27ºC no começo da tarde, mas as marcas nos termômetros despencaram com o vento que passou a soprar forte entre 14h e 16h. No começo da noite havia bairros com 12ºC na cidade.


O ar frio que avançou trouxe flocos de neve misturados à chuva na localidade de Villa Serrana, no departamento de Lavalleja, no Sul do Uruguai (foto). Nevar no Uruguai é incomum, uma vez que as altitudes do país são predominantemente baixas. A maior elevação é de pouco mais de 500 metros. Como a região onde nevou ontem no Sul do país é um pouco mais alta, formada por um conjunto de cerros, o fenômeno foi bastante isolado e rápido, mas suficiente para que houvesse espanto entre os moradores. (Com foto de capa de César Lopes/PMPA)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios