Anúncios

Uma grande nevada atingiu a cidade argentina de Ushuaia, na província de Terra do Fogo, na madrugada desta quinta-feira (3). A localidade do Extremo Sul do continente amanheceu com temperatura de 0,2ºC abaixo de zero às sete da manhã e com a paisagem branca pela neve muito tardia. Houve acumulação na área central de Ushuaia, mas a neve caiu com maior intensidade em áreas próximas como as montanhas. A nevada ocorreu no terceiro dia do chamado verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro) e a menos de 20 dias do começo do verão astronômico.

Uma incursão de ar gelado na parte meridional da América do Sul foi a responsável pela nevada de dezembro no Sul do continente. O ciclone que agora está na costa gaúcha vai avançar para o Sul pelo Atlântico e, no seu deslocamento, vai impulsionar a bolha de ar mais frio pelo Leste da Argentina até chegar ao Rio Grande do Sul.

A massa de ar mais frio ingressa no território gaúcho entre esta sexta-feira à noite e o sábado, prevendo-se que seja responsável por temperatura abaixo da média nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A meteorologista Estael Sias enfatiza que ninguém deve esperar frio de inverno e que o efeito destas incursões de ar frio tardias nesta época do ano é muito mais deixar os dias mais agradáveis e sem calorão do que propriamente provocar frio em nossas latitudes.

Como é normal nesta época do ano, a influência destas incursões frias tardias é maior no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. As mínimas serão menores no Sul gaúcho durante o fim de semana com marcas de 10ºC em alguns pontos.

Nas áreas de maior altitude dos Campos de Cima da Serra, o resfriamento noturno maior será desfavorecido pelas nuvens e até chance de momentos de instabilidade neste fim de semana. Porto Alegre deverá ter mínimas ao redor de 17ºC, o que não é nada baixo, mas as máximas devem ser bastante agradáveis, abaixo dos 25ºC.

Anúncios