Cenas de animais em meio às enchentes foram uma constante nesta semana no Rio Grande do Sul. O Vale do Taquari, onde morreram dezenas de pessoas, teve imagens impressionantes e tristes de ovelha pendurada em cabos de energia, porcos sobre telhados e vaca sobre uma casa. [MetSul tem critério editorial de não publicar imagens de animais mortos, exceto se relevante como informação]

Em Charqueadas, na Região Carbonífera, uma vaca acabou presa na inundação das enchentes causadas pela cheia do Rio Jacuí. As águas do Taquari desembocam no Jacuí perto da cidade, o que contribuiu para uma grande cheia.

Ao ver o animal nas águas, Felipe Virote fez um enorme esforço para retirar a vaca das águas e levá-la para terra. Uma mais das tantas histórias de resgates de animais em meio às enchentes no Rio Grande do Sul nesta semana.

“Andei com ela puxando com corda e segurando nas guampas, abri uma picada no mato e consegui entrar…andamos muito até que achei terra e consegui salvar ela”, contou Felipe para a MetSul Meteorologia.

Em Porto Alegre, o Gabinete da Causa Animal resgatou 30 animais que estavam em moradias atingidas pela cheia nas ilhas do Guaíba. Na Ilha do Pavão, foram resgatados vinte cães e, na Ilha das Flores, outros dez.

O Jacuí segue em cheia a Oeste de Porto Alegre enquanto em Porto Alegre o Guaíba começou a baixar lentamente e estava abaixo do pico de 2,46 metros, alcançado no domingo no ponto de medição do Cais Mauá.