Anúncios

Ar frio começou a ingressar hoje e a temperatura teve forte queda. Porto Alegre tinha 27ºC à meia-noite e 16ºC à tarde. Noites mais frias e tardes amenas são esperadas amanhã e terça no Estado,  especialmente no Sul gaúcho, mas o mais importante e que promete ser o assunto da semana será o que vem depois. 

Na quinta-feira, uma “bolha” de ar extremamente frio vinda da região polar com temperatura de até -30°C a 5 mil metros de altitude atingirá o Estado. Começa a esfriar mais fortemente na quinta e a sexta será um dia incomum de frio com menos de 10ºC o dia inteiro em quase todo o Rio Grande do Sul. Em cidades de maior altitude, a temperatura à tarde deve ficar ao redor de 0ºC ou negativa. 


Com um cavado polar (área de menor pressão associada a ar extremamente frio), os dados indicam precipitação. E isso, claro, traz condições pra neve. Previsão de neve com maior precisão somente se faz no curto prazo, mas ontem modelos numéricos por supercomputadores indicavam a possibilidade de evento significativo do fenômeno com acumulação na Serra e Aparados. Na animação a seguir, a última projeção de neve do modelo americano GFS. 

 

O modelo europeu, reputado em todo o mundo como o mais confiável, chegava a projetar 10 cm a 15 cm nos Aparados. E indicava a possibilidade de neve até em áreas de média e baixa altitude do Centro-Sul do Estado. Agora, enfatizamos de novo que previsão mais precisa apenas em mais curto prazo. 

Projeção de neve do modelo canadense

No fim de semana próximo, o tempo melhora e as madrugadas terão geada generalizada e mínimas extremamente baixas, negativas na grande maioria dos municípios gaúchos.


Projeção de mínimas para 7/7 de ontem

Projeção de mínimas para 7/7 de hoje

Veja na comparação entre as previsões de mínima de ontem e hoje para o amanhecer do dia 7 do modelo canadense como as mínimas extremas da véspera deram lugar hoje a uma projeção de mínimas mais altas, mas ainda assim extremamente baixas. Não foi o a frio que perdeu força, mas a unidade que aumentou. E isso determinou que todos os modelos aumentassem suas projeções de neve para sexta e sábado. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios